Uma das principais iniciativas solidárias que marcou a época das festas de 2017, a Pinheiro Bombeiro, conseguiu fazer treze mil euros a alugar árvores de Natal.
Foi uma acção de que o TRENDY falou em Novembro: a start-up portuguesa Rnters aproveitou «pinheiros cujo corte é obrigatório para limpeza de matas e prevenção de incêndios» para criar um sistema de aluguer e ajudar a Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários.
A iniciativa solidária Pinheiro Bombeiro tinha por base a seguinte premissa: alugar um pinheiro por vinte euros durante a época de Natal e, depois das festas, voltar a entrega-lo no local de recolha.
Agora chegam os resultados desta iniciativa. A Rnters conseguiu alugar 1429 pinheiros com parte dos lucros, neste caso treze mil euros, a serem entregues à Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários.
Os pinheiros alugados podem ser devolvidos até sexta-feira, dia 12, no no Hub Criativo do Beato para serem «transformados em biomassa», assegura Guilherme Guerra, um dos fundadores da Rnters.
Esta start-up vai agora continuar com este sistema de comércio e quer criar um «mercado online de alugueres», onde será «possível utilizar qualquer artigo por um período de tempo ou, ainda, colocar à disposição artigos para serem alugados».