Criada por Pedro Dias e um conjunto de jovens empreendedores portugueses, a Fols assume-se como a a «primeira marca portuguesa de produtos de pele para homem». E, em Janeiro, vai ajudar à reflorestação do território.
Para encontrar produtos masculinos para a pele é preciso, em 99,9% das vezes, recorrer a marcas estrangeiras, como a Clarins, Avon, Khiel’s, Biotherme, Nivea ou L’Oreal. Assim de repente consegue lembrar-se de uma marca cosmética skincare para homem de origem nacional?
O mais provável é que isso não aconteça, pois, segundo a recém-criada Fols, esta será a «primeira marca portuguesa de produtos de pele para homem». A empresa foi criada por Pedro Dias em conjunto com um grupo de amigos com idades entre os 23 e os 26 anos, alguns com «experiência no ramo da cósmetica e perfumaria».
A Fols começou o seu caminho há cerca de nove meses e, desde aí, os responsáveis têm «testado e a desenvolvido fórmulas exclusivas» para produtos skincare.
Para já os resultados são um creme hidratante facial e um gel reparador para usar a seguir a fazer a barba. A Fols tem ainda uma lâmina de barbear, a Black Safety Razor, como complemento à sua linha skincare.
Pedro Dias garante que a Fols usa «ingredientes naturais» e que um dos cremes, o Lavender Skin Repair Gel, tem certificação vegan: «Nenhum dos nossos produtos é testado em animais, ou usa parabenos, e trabalhamos apenas com fornecedores europeus para minimisar as emissões de dióxido de carbono».
Apesar de estes dois cremes serem produzidos no Reino Unido, a Fols quer criar o seu próximo cosmético por cá: um óleo para a barba feito a partir de eucalipto, numa parceria com a Aromas do Valado. «O nosso objectivo é produzir a 100% em Portugal», assegura Pedro Dias.
«Queremos oferecer a proprietários de eucaliptos uma maneira de utilizar os seus recursos e financiar a plantação de variedades menos suscétiveis a incêndios», diz Pedro Dias.
E já que falamos de incêndios, e como forma de minimizar as consequências para as florestas nacionais dos dois grandes fogos ocorridos em Portugal no ano passado, a Fols tem uma iniciativa “verde” a decorrer até final de Janeiro.
A ideia é, por cada creme vendido até dia 31 do primeiro mês do ano, plantar uma árvore em Portugal. Para ajudar nesta campanha da Fols, basta usar o código PLANTAR na loja online da marca. «A árvore depois fica em nome de quem comprou o produto», diz Pedro Dias.
A loja online da Fols tem, para já, um creme à venda, o Cerdarwood Facial Moisturiser for Men (22,50 euros). A Black Safety Razor (20 euros) e o Lavender Skin Repair Gel (23 euros) estão esgotados de momento.