Temos de falar sobre as promos da Cabify com a Yorn e da Uber com o WTF

Ambas as campanhas prometem viagens à borla para jovens que tenham cartões Yorn ou WTF, mas são bastante diferentes nas condições que apresentam. Vamos lá ver onde é que os putos podem andar mais tranquilos da vida!

É uma das mais recentes picardias entre as duas principais plataformas de mobilidade com motorista em Portugal. Cabify e Uber estão neste momento a lutar pela conquista de público jovem e encontraram nos tarifários WTF e Yorn os seus principais parceiros para atingir este objectivo.

A Uber avançou com a parceria com a WTF na primeira metade de Setembro deste ano. Com o slogan ‘Uber ou mamã’, esta campanha dominou rádio e TV com um anúncios onde os youtubers cantavam uma música com este refrão.

Já com um mês e meio na “estrada”, esta campanha (que dura até 31 de Dezembro) dá aos jovens subscritores do tarifário WTF 2,5 euros de desconto máximo. Ou seja, se a viagem tiver um custo de cinco euros, fica a metade. Contudo, se o preço final for de 8 euros, o desconto mantém-se nos 2,5 euros, ficando a viagem por 5,5 euros.

Uber WTF

Em termos de limitações, os membros WTF só podem recorrer a esta promoção duas vezes por mês, o que acaba por saber a (muito) pouco. Para receber o código que dá acesso a esta promoção, basta enviar uma SMS para o número 12936 a partir do telemóvel que tenha o cartão WTF e esperar pelo código que depois deve ser colocado em ‘Pagamento’ e ‘Adicionar Código de Promoção/Presente’.

Há ainda mais uma benesse nesta campanha: a possibilidade de, na primeira viagem, haver um desconto de oito euros para os membros WTF que fizerem a sua primeira viagem na Uber. Para isso basta enviar uma SMS para o mesmo 12936 e esperar pelo código que deve ser adicionado área da app que já referimos.

Cabify avisa: não vás em cantigas

A Cabify enfrenta esta “santa aliança” da Uber com a WTF com a Yorn, da Vodafone. Segundo fonte ligada ao processo contactada pelo TRENDY, a iniciativa terá partido da parte da Cabify, que terá contactado a Altice/Meo em primeiro lugar para se juntar ao Moche. Contudo, as negociações não terão chegado a “bom porto”, pelo que a Yorn foi a segunda escolha.

No ar também desde Setembro (começou a ser promovida dia 13 de Setembro), as condições da Cabify a campanha são bastante mais atractivas que a proposta pela dupla WTF/Uber em toda a linha. O desconto máximo é de quatro euros, quase o dobro do oferecido pela concorrência.

Depois, o limite de viagens é de seis por semana, sendo que é possível usar o desconto duas vezes por dia. Ou seja, enquanto os utilizadores WTF apenas podem fazer duas viagens por mês (digamos que, no máximo, restam quatro oportunidades para usar até final da promoção), a Cabify dá o mesmo limite por dia. Mesmo sendo limitado a três dias por semana (quinta, sexta e sábado).

Com o irónico slogan ‘Não vás em cantigas’, num claro ataque à música ‘Uber ou Mamã’ da WTF/Uber, esta campanha funciona nos mesmos moldes que a dos rivais. Para ter acesso ao desconto, é preciso enviar uma SMS com um texto – neste caso é CABIFY para o 1828. Depois, o mesmo deve ser copiado para área ‘Promoções’ da app.

Cabify Yorn Promo

Contudo, há aqui um problema que pode fazer com que esta iniciativa da Cabify passe despercebida: não há qualquer campanha multimeios prevista para promover a campanha, o que se revelou essencial para o sucesso da Uber/WTF que criou, inclusive, um slogan que tem tudo para entrar na gíria popular e ficar durante muito tempo na boca das pessoas.

Finalmente, é preciso não esquecer que para usar ambas as apps é preciso ter um cartão de crédito associado ou uma conta PayPal.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].