Ambas as campanhas prometem viagens ร borla para jovens que tenham cartรตes Yorn ou WTF, mas sรฃo bastante diferentes nas condiรงรตes que apresentam. Vamos lรก ver onde รฉ que os putos podem andar mais tranquilos da vida!
ร uma das mais recentes picardias entre as duas principais plataformas de mobilidade com motorista em Portugal. Cabify e Uber estรฃo neste momento a lutar pela conquista de pรบblico jovem e encontraram nos tarifรกrios WTF e Yorn os seus principais parceiros para atingir este objectivo.
A Uber avanรงou com a parceria com a WTF na primeira metade de Setembro deste ano. Com o slogan ‘Uber ou mamรฃ’, esta campanha dominou rรกdio e TV com um anรบncios onde os youtubers cantavam uma mรบsica com este refrรฃo.
Jรก com um mรชs e meio na “estrada”, esta campanha (que dura atรฉ 31 de Dezembro) dรก aos jovens subscritores do tarifรกrio WTF 2,5 euros de desconto mรกximo. Ou seja, se a viagem tiver um custo de cinco euros, fica a metade. Contudo, se o preรงo final for de 8 euros, o desconto mantรฉm-se nos 2,5 euros, ficando a viagem por 5,5 euros.
Em termos de limitaรงรตes, os membros WTF sรณ podem recorrer a esta promoรงรฃo duas vezes por mรชs, o que acaba por saber a (muito) pouco. Para receber o cรณdigo que dรก acesso a esta promoรงรฃo, basta enviar uma SMS para o nรบmero 12936 a partir do telemรณvel que tenha o cartรฃo WTF e esperar pelo cรณdigo que depois deve ser colocado em ‘Pagamento’ e ‘Adicionar Cรณdigo de Promoรงรฃo/Presente’.
Hรก ainda mais uma benesse nesta campanha: a possibilidade de, na primeira viagem, haver um desconto de oito euros para os membros WTF que fizerem a sua primeira viagem na Uber. Para isso basta enviar uma SMS para o mesmo 12936 e esperar pelo cรณdigo que deve ser adicionado รกrea da app que jรก referimos.
Cabify avisa: nรฃo vรกs em cantigas
A Cabify enfrenta esta “santa alianรงa” da Uber com a WTF com a Yorn, da Vodafone. Segundo fonte ligada ao processo contactada pelo TRENDY, a iniciativa terรก partido da parte da Cabify, que terรก contactado a Altice/Meo em primeiro lugar para se juntar ao Moche. Contudo, as negociaรงรตes nรฃo terรฃo chegado a “bom porto”, pelo que a Yorn foi a segunda escolha.
No ar tambรฉm desde Setembro (comeรงou a ser promovida dia 13 de Setembro), as condiรงรตes da Cabify a campanha sรฃo bastante mais atractivas que a proposta pela dupla WTF/Uber em toda a linha. O desconto mรกximo รฉ de quatro euros, quase o dobro do oferecido pela concorrรชncia.
Depois, o limite de viagens รฉ de seis por semana, sendo que รฉ possรญvel usar o desconto duas vezes por dia. Ou seja, enquanto os utilizadores WTF apenas podem fazer duas viagens por mรชs (digamos que, no mรกximo, restam quatro oportunidades para usar atรฉ final da promoรงรฃo), a Cabify dรก o mesmo limite por dia. Mesmo sendo limitado a trรชs dias por semana (quinta, sexta e sรกbado).
Com o irรณnico slogan ‘Nรฃo vรกs em cantigas’, num claro ataque ร mรบsica ‘Uber ou Mamรฃ’ da WTF/Uber, esta campanha funciona nos mesmos moldes que a dos rivais. Para ter acesso ao desconto, รฉ preciso enviar uma SMS com um texto – neste caso รฉ CABIFY para o 1828. Depois, o mesmo deve ser copiado para รกrea ‘Promoรงรตes’ da app.
Contudo, hรก aqui um problema que pode fazer com que esta iniciativa da Cabify passe despercebida: nรฃo hรก qualquer campanha multimeios prevista para promover a campanha, o que se revelou essencial para o sucesso da Uber/WTF que criou, inclusive, um slogan que tem tudo para entrar na gรญria popular e ficar durante muito tempo na boca das pessoas.
Finalmente, รฉ preciso nรฃo esquecer que para usar ambas as apps รฉ preciso ter um cartรฃo de crรฉdito associado ou uma conta PayPal.