Uma “instalação de arte” que pode passar despercebida a muitos dos visitantes do histórico restaurante Ramiro. Foi assim que a Bordallo Pinheiro decidiu apresentar da colecção Peixes & Marisco.
Por fora vêm-se grandes autocolantes de crustáceos e peixes, com a indicação Bordallo à Mesa. Por dentro, zero. O restaurante/cervejaria Ramiro fez uma parceria com a Bordallo Pinheiro para assinalar o (re)lançamento da colecção Peixes & Marisco, mas o resultado fica um pouco aquém das expectativas.
Isto acontece porque a “instalação de arte” feita pela Bang Bang Agency para a Bordallo Pinheiro falha em ser marcante. No restaurante encontrámos apenas uma montra banalmente decorada com rede de pesca e as faianças em forma de crustáceos e peixes.
Só um olhar muito atento (especialmente dos estrangeiros, já que os responsáveis da marca querem captar este público) consegue perceber a importância que estas peças de Bordallo Pinheiro têm na cultura portuguesa e a razão para aqui estarem.
Não há sequer uma placa, um aviso, um contexto e uma história que facilite o entendimento desta “instalação de arte”. A única indicação existente, estava, aquando da nossa visita ao espaço, durante a hora de almoço, virada para o interior do restaurante, dentro da própria montra e impossível de ler.
Durante o tempo em que estivemos na esplanada à espera de entrar para o almoço de imprensa, a curiosidade, mesmo entre os jornalistas pelas peças, foi pouca ou nenhuma. Não vimos sequer uma pessoa a parar, a ter curiosidade para ver e a entrar.
Como tivemos oportunidade de dizer aos responsáveis da Bordallo Pinheiro e do Ramiro, esta parceria passa despercebida e é redutora para a importância das faianças: está confinada a uma montra, onde as cerâmicas se misturam com comida a sério.
No interior não há nada que justifique as letras garrafais que existem do lado de fora: ‘Bordallo à Mesa’. Nas mesas, só mesmo peixe e marisco de verdade, nem uma marca da presença das faianças neste restaurante, quando havia tantas oportunidades para o fazer: guardanapos, toalhas e individuais, por exemplo, poderiam assinalar mais esta parceria e convidar os clientes a descobrir a tal “instalação de arte”.
Ambos os responsáveis falam em subtileza e dizem que a presença tinha objectivo de ser discreta: mas há uma diferença entre isto e o facto de passar algo despercebida a todos. Acreditamos que este é, como Ramiro e Bordallo também disseram, o primeiro passo de uma parceria onde há espaço para muitas melhorias.
Em relação à colecção Peixes & Marisco by Bordallo, é a recuperação da linha criada pelo artista que dá nome à empresa no séc. XIX. A Bordallo Pinheiro reeditou 22 moldes de animais do mar este ano e o resultado é a disponibilização de outras tantas peças em cerâmica, cujos preços andam entre os 12 (percebe, amêijoa, berbigão, mexilhão) e os 143 euros (lagosta).
Todas as 22 peças Peixes & Mariscos da Bordallo Pinheiro podem ser compradas online, na loja da marca. Entre estas, além das já referias, há carapaus, charrocos, chicharros, cantaril, caranguejos, sardinhas e bacalhaus.
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