Bordallo tem 26 novas sardinhas fresquinhas para decorar a casa

A “lota” das Faianças Bordallo Pinheiro apresentou ontem ao público as suas novas sardinhas em cerâmica, sempre com muita criatividade e inspiração na portugalidade.

Do novo “cardume” de sardinhas Bordallo Pinheiro fazem parte, ao todo, sessenta sardinhas, embora apenas 26 sejam totalmente novas. Destas, dez foram criadas por ilustradores e cartoonistas internacionais. Assim, a colecção de 2016 mantém 34 sardinhas das duas edições anteriores.

Neste conjunto há ainda uma muito especial: chama-se Sardinha Bêbeda e é uma sardinha-cantil da autoria de Manuel João Vieira (vocalista dos (Ena Pá 2000, Irmãos Catita). Este modelo tem uma edição numerada e limitada a 99 exemplares e um PVP de 169 euros.

Manuel João Vieira desenhou uma sardinha preparada para transportar uma dose individual de bagaço, numa evocação e diálogo com a criação mais icónica de Raphael Bordallo Pinheiro: o Zé Povinho.

Entre os outros ilustradores e cartoonistas, estão o português António (criador d’Os Figurões da Bordallo Pinheiro), o francês Martin Jarrié (colaborador do Le Monde e Libération, entre outras publicações) e os colombianos Omar Turcios e Elena Ospina, a italiana Marilena Nardi, os espanhóis KAP (colaborador regular do La Vanguardia e do Mundo Desportivo, entre outros órgãos de comunicação social).

Este ano a colecção de sardinhas Bordallo Pinheiro inclui ainda os doze novos modelos vencedores do concurso das Sardinhas das Festas de Lisboa da EGEAC e tem também uma sardinha do Porto e outra de Coimbra, desenhadas por Craigh Wheatley, um designer inglês que trabalha com diversas marcas de alta costura de luxo.

O preço de uma unidade é 18,90 euros, em caixa de cartão, enquanto a sardinha em lata, com duas unidades, custa 34,90 euros.

Este é já o terceiro ano em que a colecção ‘Sardinha by Bordallo’ é posta à venda, sempre em parceria com a EGEAC e a Câmara Municipal de Lisboa.

Sardinhas Bordallo

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].