São João da Madeira recebe a primeira edição do Veggie Fest

O fim de semana de 14 e 15 de Outubro vai ficar marcado, a Norte, pela estreia do Veggie Fest, na Oliva Creative Factory, em São João da Madeira. Esta é uma primeira edição que «promete repetir-se em outras cidades».

A ideia de um festival dedicado a práticas de vida saudáveis não é novidade em Portugal. Por exemplo, este ano já houve edições do SimBIOse e do Mercado d’Aqui.

Em ambos, o conceito é sensivelmente o mesmo: dar a conhecer opções gastronómicas saudáveis, sem recurso a carne, e práticas de vida zen. «A organização do primeiro Veggie Fest quer provar que a alimentação vegetariana é acessível, fácil e deliciosa», explica Pedro Andrade, da organização, que diz que o Veggie Fest também quer acabar com «muitos tabus associados ao vegetarianismo».

O Veggie Fest vai ter uma componente «lúdica, festiva e também pedagógica». Assim, a organização vai ter escolas e clubes desportivos da região como parceiros. «Numa altura em que também a legislação começa a abrir portas à introdução de refeições vegetarianas, importa aumentar o leque de informação. Começar pelos mais pequenos é apostar em gerações vindouras mais esclarecidas e ecologicamente mais comprometidas», sublinha Rosário Alves, também da organização.

Durante os dois dias do festival, vai haver degustações de comida vegetariana, palestras, sessões de show cooking e workshops. O Veggie Fest vai ter ainda um mercado biológico, bancas de apresentação e venda de produtos alimentares e não alimentares e ainda vários espaços de fast-food vegetariana.

A entrada tem o preço de três euros (um dia) ou cinco euros (dois dias). Para mais informações sobre o Veggie Fest pode aceder ao site oficial. O programa pode ser descarregado em PDF, aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].