Sons dos motores de avião para adormecer? A easyJet acredita que sim

A companhia aérea low-cost easyJet lançou um álbum e um single com um ruído de motor. Segundo especialistas em sono, este tipo de som ajuda a adormecer.

Se está com dificuldade em adormecer e pensar numa coisa calma, qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Provavelmente não será o som de um motor de um avião.

Contudo, e não é de agora, há um estudo que prova que o white noise (som branco, um ruído constante, semelhante a estática) pode ajudar em alguns casos de dificuldades em adormecer.

Foi em 2005 que um grupo de investigadores do Rhode Island Hospital e da Brown Medical School (ambos nos EUA) viu o seu estudo partilhado no site Science Direct onde demonstram esta evidência.

Assim, a companhia aérea low-cost easyJet decidiu lançar um álbum e um single (15 e 10 minutos, respectivamente) apenas com o ruído de um motor aeronáutico.

O áudio foi captado durante uma viagem entre Gatwick (Reino Unido) e Nice (França) num Airbus com motores CFM56. O resultado é uma sonoridade que nos transporta para a cabine de um qualquer avião da easyJet, com o bónus de não haver sons de passageiros.

A easyJet colocou a versão digital do ‘Jet Sounds by easyJet’ à venda. Os interessados podem encontrar este álbum no iTunes (loja de música da Apple).

O preço é de 8,99 euros (quer para o single, quer para o EP) e todas as receitas das vendas serão doadas à instituição The Children’s Sleep Charity.

Há ainda duas outras formas de ouvir este ‘Sounds by easyJet’. A primeira é a partir de um vídeo do YouTube com dez horas de som de motor de avião.

A segunda será com um vinil de edição limitada que a companhia aérea vai sortear no Twitter. Para isso, os interessados têm de partilhar uma música que considerem ser a melhor para adormecer com a hashtag #JetSounds. As regras podem ser lidas aqui.

Este trabalho teve o dedinho da agência de marketing londrina Taylor Herring, responsável também pela ideia da Flybrary que tinha como conceito oferecer um livro às crianças que viajassem com a easyJet e também apelar ao bookcrossing.

Pode ouvir cerca de um minuto do som dos motores de avião para ajudar a dormir no vídeo em baixo.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].