Omega: primeiro relógio que foi à Lua faz 60 anos

As suas características fizeram com que fosse a escolha principal para pilotos de corridas. Mas o Omega Speedmaster Broad Arrow depressa se tornou um ícone da conquista espacial.

É caso para dizer que o Omega Speedmaster começou com os pés bem assentes na terra. Contudo, e depois de a NASA ter começado à procura de um relógio para ir aos Espaço, as coisas mudaram de figura.

Segundo a Omega, a Agência Espacial Norte Americana queria um cronógrafo para usar em missões espaciais tripuladas. A busca por um relógio que cumprisse as exigências da NASA começaram em 1964.

«Apenas um relógio sobreviveu às temperaturas extremas, vibrações, choques intensos e vácuos impiedosos no processo de teste: o Omega Speedmaster», diz a marca.

O relógio portou-se tão bem durante as missões espaciais, sobretudo na que levou Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin à Lua, que passou a ser o modelo oficial das viagens ao Espaço.

Este modelo chamava-se Moonwatch (na foto, em baixo) e ficou conhecido por ter as seguintes frases gravadas: ‘Qualificado para voo pela NASA em todas as missões espaciais tripuladas’ e ‘O primeiro relógio utilizado na Lua’.

Omega Speedmaster The Moonwatch

Além disso «é uma peça de equipamento permanente da Estação Espacial Internacional», revela a Omega. Um relógio com estas “responsabilidades” tem algumas particularidades.

Por exemplo, são necessários «catorze meses» para preparar todos os diferentes componentes, antes da montagem; depois, há oitenta «operações manuais para montar apenas a base».

Actualmente, o Omega Speedmaster está disponível em dez versões, entre elas a Moonphase, a Apollo 11 45.º Aniversário e a Moonwatch Cronograph.

Além de ter sido o primeiro relógio na Lua, este foi ainda o primeiro cronógrafo Omega no Espaço. Este acontecimento está lembrado na versão Moonwatch ‘First Omega in Space’.

Este modelo é ume réplica actualizada do relógio levado pelo astronauta Walter Schirra, durante a missão Sigma 7 (Programa Mercury), em 1962.

Em 2017, a Omega lança dois modelos comemorativos dos 60 anos deste modelo. O primeiro é o Speedmaster 38 mm, para senhora, que tras diamantes no mostrador.

O outro é para homem e chama-se Speedmaster Automatic. Alembrar o visual do modelo criado para corridas de automóveis, tem um mostrador me preto mate e outro nranco de 18K.

(versão Monnwatch)O preço médio de um relógio Omega Speedmaster ronda os seis mil euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].