Oh, la, la, o Crowne Plaza Porto vai dedicar um dia à gastronomia francesa

A iniciativa global que celebra a gastronomia francesa, a Goût de France, vai chegar a Portugal pela porta do Poivron Rouge, o restaurante do Hotel Crowne Plaza Porto.

Cozinha francesa não é apenas omelette du fromage. Aliás, mas alguém ainda acha mesmo que em França só há baguettes, fois gras e ouefs? Se ainda tem dúvidas sobre a gastronomia gaulesa, aqui fica uma excelente oportunidade para esclarecer tudo.

No dias 21 de Março, o Poivron Rouge, o restaurante do Hotel Crowne Plaza Porto, volta a receber o jantar Goût de France/Good France, «uma ocasião única para degustar os sabores franceses e conhecer o país pela mão de reconhecidos chefs», lembram os responsáveis.

O jantar, que acontece pelo terceiro ano consecutivo neste restaurante, começa com uma entrada fria e uma quente. Os pratos principais vão ser de peixe e carne e a sobremesa será antecedida por uma selecção de queijos franceses. Aqui fica o menu:

Entrada Fria
Rosbife de pato fumado, geleia de laranja e cremoso de alho francês grelhado

Entrada Quente
Bisque de gamba com juliana de vegetais

Prato de Peixe
Filete de linguado recheado com lavagante e trufa, molho de vinho da Madeira, espargos e cenoura glaceados

Prato de Carne
Crepinette de perna de cordeiro, Gratin Dauphinois, selecção de cogumelos do bosque

Queijos
Rambol, Camembert, Roquefort

Sobremesa
Creme brûlée de alfazema, crumble de avelã e flor de sal

Depois do jantar, a cantora Natalie Viks vai assinalar a conclusão do Goût de France com um pequeno concerto onde vai interpretar alguns temas franceses.

À semelhança dos anos anteriores, o Goût de France no Plaza Porto «realça o princípio da partilha da gastronomia francesa com uma forte vertente solidária». Isto traduz-se na doação de 5% das receitas à Associação Re-Food. Ou seja, dos 50 euros que custa este jantar (e sem contar com as bebidas que não estão incluídas), 2,5 euros serão para solidariedade.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].