ViaVerde vai ter uma app para comprar bilhetes de transporte com o smartphone

A ViaVerde e a empresa portuguesa Novabase anunciaram hoje o início de um projecto piloto que permite, com um smartphone, comprar e validar bilhetes no Metro de Lisboa, nos barcos da Transtejo e nos transportes da Carris.

Usar o cartão Viva Viagem ou o Sete Colinas em Lisboa é um pesadelo, não é verdade? Carregamos quatro viagens de autocarro e só usamos duas – se quisermos comprar um bilhete de metro pelo meio, não podemos usar o mesmo cartão.

Só quando gastamos totalmente as viagens de um determinado transporte é que podemos comprar bilhetes para outros. Isto não é nada prático e, em breve, pode acabar de vez.

Fernando Medina, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, está de acordo com isto: «Há demasiados tarifários e todas as semanas parece que se inventa um novo; usar os transportes em Lisboa ainda é complicado», disse o autarca durante a apresentação da app ViaVerde Transportes.

O evento, que aconteceu no Museu da Carris, em Lisboa, serviu para mostrar as potencialidades do novo sistema de bilhética sem recurso a papel criado pela ViaVerde e pela Novabase.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


O projecto ViaVerde Transportes permite que qualquer pessoa com um smartphone com ligação Bluetooth possa andar de metro, barco, eléctrico e autocarro em Lisboa, sem precisar de comprar um bilhete físico.

Mesmo que não tenha um identificador Via Verde associado a um veículo, os utentes dos transportes públicos da Grande Lisboa podem criar uma conta na app ViaVerde Transportes (iOS e Android), associar um cartão de crédito e usar a aplicação para este fim.

Inicialmente, a prova de conceito vai estar a correr na Transtejo/Soflusa (barcos), na Carris (eléctricos, elevadores e autocarros) e no Metro de Lisboa. Cada plataforma tem os seus identificadores onde o cliente deve validar a viagem – para isso é preciso ter o Bluetooth ligado para que haja um reconhecimento do título de transporte.

Pode ler a reportagem alargada desta apresentação na PCGuia.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].