Conheça a nova televisão 4K da Sony onde o som sai do ecrã (!)

Chama-se A1 e é a primeira televisão da Sony 4K com tecnologia OLED, que permite ter uma qualidade de imagem superior, com ecrãs mais finos.

São oito milhões, oito, de pixeis, cada um deles com iluminação própria, a marcar presença no ecrã OLED da nova televisão 4K da Sony.

A Bravia OLED A1 não liga Lisboa ao Porto, mas promete fazer maravilhas na sua sala de estar, sobretudo quando usar um leitor de Blu-ray para ver filmes 4K. Mas esta tecnologia de reprodução de imagem não é a única novidade desta TV com nome de via rápida portuguesa.

Além disso, a Sony garante que a Bravia OLED A1 tem um ecrã que «emite o som diretamente, sem necessidade de colunas», naquilo que a marca japonesa chama de Conceito One Slate.

É claro que, com este passe de magia, não é de esperar que a A1 tenha um som envolvente (especialmente nos graves) como outras propostas semelhantes que estão no mercado, pelo que é possível que quem a compre acabe também por adquirir uma soundbar da mesma marca.

Contudo, a eliminação das colunas tradicionais, juntamente com a adopção da tecnologia OLED, acaba por favorecer, e muito, o design da nova televisão Bravia da Sony.

Num painel muito fino, a avaliar pela fotos, a moldura é quase inexistente; atrás, o apoio do pé parece ter, então, todos os circuitos que fazem este televisão funcionar – inclusive, deverá estar aqui um subwoofer, que permitirá resolver a situação dos graves.

Sony OLED Bravia TV

Como não poderia deixar de ser, esta é uma Smart TV, o que significa que tem um sistema operativo, tal como acontece num computador ou smartphone, neste caso, o Android.

Isto faz com que seja possível instalar apps, tal como acontece com outros dispositivos: vai poder, por exemplo, usar o Netflix para ver filmes e séries, ou o Spotify, para ouvir música.

A nova linha Bravia OLED A1 de televisores da Sony vai chegar ao mercado em versões de 55, 65 e 77 polegadas. Porém, a marca não avançou uma data certa, pelo menos para Portugal, nem o preço a que estas TV serão vendidas.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.

Este novo lançamento da Sony está a ser visto como um ataque ao domínio da LG, marca coreana que já tem alguns equipamentos OLED no seu portfólio, inclusive aquela que foi a primeira TV curva do mundo com este tecnologia de imagem.

A Samsung, todavia, é uma das únicas marcas que parece não querer apostar no OLED para as suas televisões. Como ficou demonstrado no seu Forum de 2016, a marca prefere usar uma tecnologia chamada Quantum Dot, baseada em nanocristais semicondutores).

Sony OLED Bravia A1


O que é OLED?

OLED é uma sigla que significa Organic Light-Emitting Diode. Trata-se de uma tecnologia que emprega uma camada com um composto orgânico que emite luz quando é sujeito a corrente eléctrica. Esta tecnologia é usada em ecrãs, sejam eles de televisores ou de dispositivos móveis.

Pode ler a explicação de como funciona, vantagens e desvantagens do OLED neste artigo da PCGuia.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].