É quando marcamos as férias cedo que conseguimos ter acesso aos maiores descontos. O final de Janeiro/princípio de Fevereiro é, por isso, o momento ideal para definir as viagens do ano: aqui tem sete sugestões.
Ásia e Europa são os continentes onde ficam os sete destinos que pode apontar como ideais para as férias de 2017. Neste ano, deixa de lado os hotéis de cinco estrelas e os resorts à beira mar e parta à aventura.
Gastronomia, cultura e arquitectura estão entre as novas tendências de viagens e estes sete países exóticos e fora do radar dos actuais destinos vão encher-lhe as medidas.
Myanmar
Na antiga Birmânia está a cidade de Bagan, um dos sítios arqueológicos mais ricos da Ásia, onde vai poder encontrar a maior concentração de templos e ruínas budistas dos séculos XI e XII.
Se procura um local sagrado, deve ter como destino as grutas de Pindava; se, por outro lado, não dispensa a praia, descanse: as águas azul-turquesa e areia branca da Praia Ngapali vão conquistá-lo, assim como a Praia Ngwesaung, conhecida pela sua comunidade de pescadores.
Sri Lanka
Lembra-se da Taprobana de que Camões falava nos Lusíadas? Exacto, é o actual Sri Lanka, a que os portugueses também chamavam Ceilão. Este paraíso asiático está coberto de florestas tropicais, montanhas e planícies, onde há muitos templos para explorar.
Em Colombo, a capital, o Mercado Pettah oferece desde fruta e vegetais a roupa, e o Parque Viharamahadevi é perfeito para um passeio a meio da tarde.
Tajiquistão
Se a sua preferência vai para a escalada ou o montanhismo, este é o seu destino exótico ideal. No país que é apelidado de ‘coração da Ásia central’ pode visitar um dos maiores glaciares do mundo, o Fedchenko e zonas que misturam mesquitas medievais com edifícios de estilo soviético.
A história é mesmo um dos pontos fortes do povo taqjique: há várias grutas com alguma da arte rupestre neolítica mais antiga do mundo: até 6500 AC.
Palau
Este será o destino desta lista a ter em conta pelos fãs do mergulho: é nas ilhas Chelbacheb que vão encontrar o seu spot de sonho. Mas há mais – na ilha Eil Malk fica o Lago das Alforrecas, um corpo de água salgada isolado onde os seus “habitantes” são perfeitamente seguros.
A lagoa conhecida como Via Láctea, ao largo da ilha principal de Koror, é óptima para um banho de lama terapêutico, 100% natural que tem um efeito semelhante oa elixir da eterna juventude.
Macedónia
Sob a batuta de Alexandre, o Grande, a Macedónia já foi um dos impérios mais poderosos do mundo. Na capital Skopje estão edifícios neoclássicos e centenas de estátuas; é aqui que fica, também, o Antigo Bazar onde se compra e vende tudo e mais alguma coisa.
Se visitar a Macedónia durante o Verão, não passe ao lado da oportunidade de beber um café à beira do Lago di Ohrid, onde também poderá visitar vários mosteiros e igrejas bizantinas. Se gostar de vinho, é obrigatória uma visita a Demir Kapija.
Roménia
Num país de contrastes, onde fica o Castelo do Drácula, as nossas sugestões são outras e fogem a este cliché da Transilvânia. Assim, deixe-se de terrores e vá até Sibiu, onde está o Museu Astra da Civilização Folclórica Tradicional, um dos maiores museus ao ar livre da Europa.
Siga, depois, até Alba Iulia, a maior e mais impressionante cidadela da Roménia, e termine a sua visita a este país do Leste europeu com um saltinho até às termas naturais e spas de Baile Felix, na zona de Bihor.
Montenegro
É neste país que se formou após o desmembramento da Jugoslávia (e depois de se ter separado da Sérvia, em 2006) que está uma das únicas florestas tropicais da Europa – Biogradska Gora. Além disso, há mais tesouros para descobrir, como as praias desertas do sul.
A Baía de Kotor é a sua jóia da coroa e o castelo de São Giovanni oferece a melhor vista para as casas de telhados terracota que ficam nesta zona montenegrina.