A Uber das mudanças e do transporte de mercadorias está a chegar a Portugal

Chama-se Mub Cargo e é uma app Portuguesa nascida em Braga e que vai ser a Uber das mudanças: basta pedir um serviço e escolher o orçamento mais em conta para o transporte que quer fazer.

‘Mub’, ‘Uber’… até parece que as duas palavras se ligam uma à outra sem grande dificuldade. Contudo, aqui não é o transporte de passageiros que está em causa, mas sim o de mercadorias, nesta app que é finalista dos Prémios de Inovação NOS 2016.

Imagine que, por exemplo, está em mudanças para a sua casa nova: há-de haver um momento em que vai ter de pedir orçamentos a várias empresas de transporte para saber qual o preço mais em conta. Ora, com a Mub, isso deixa de acontecer.

Disponível em breve, a Mub vai chegar sobre forma de app onde o cliente submete um pedido com as características do seu transporte (quantidade, foto do produto/mercadoria, distância ou tempo limite de recolha) e depois recebe orçamentos de várias empresas.

Além de poder servir de plataforma para encontrar uma empresa de mudanças, também vai poder usar a Mub para como serviço de estafetas, para uma entrega rápida de documentos, medicação ou tecnologia, como se pode ver no site.

O pagamento é feito através da app, mas ainda não se sabe ao certo quais vão ser as opções disponíveis. No entanto é quase certo que poderemos pagar com cartão de crédito/VISA e referência multibanco. A dúvida será a presença ou não da possibilidade de pagarmos por PayPal ou através de uma in-app purchase dentro da aplicação Mub.

Outra das características desta futura app será a possibilidade de seguir o caminho em tempo real do transporte dos nossos objectos ou encomenda. E assim que os mesmos forem entregues, recebemos uma notificação. Finalmente, e tal como acontece na Uber, será possível avaliar o serviço prestado (de 1 a 5 estrelas).

Actualmente, no site da Mub Cargo, também já é possível enviar uma candidatura para fazer parte da frota de empresas de transporte que vai constar da base de dados da empresa. o lançamento oficial está agendado para 17 de Novembro.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].