Cartazes icónicos do cinema português em exposição por Lisboa

A Academia Portuguesa de Cinema está a organizar, em parceria com o ICA e a Cinemateca Portuguesa, a 1.ª Exposição de Cartazes do Cinema Português.

É uma arte que se perdeu, com a chegada do digital: a criação de cartazes de cinema através da pintura em telas caiu em desuso e hoje o que existe são peças de museu. Foi para lembrar a rica história que Portugal tem neste âmbito que esta exposição vai ser inaugurada.

Entre 20 de Outubro e 30 de Novembro de 2016, a Cinemateca, a Sociedade Nacional de Belas Artes e o Hotel Tivoli Lisboa vão ter as paredes “forradas” com cartazes de filmes portugueses históricos.

A exposição de cartazes conta com trabalhos de artistas plásticos como Almada Negreiros, Manuel Guimarães, João Abel Manta, Manuel Lapa, Judite Cília ou Henrique Cayatte.

Na Cinemateca vamos poder ver uma exposição com cartazes do cinema mudo e de filmes de Manuel de Oliveira; já na Sociedade Nacional de Belas Artes (mesmo em frente à Cinemateca) está a maior parte deste acervo: há cartazes de filmes da década de 1940 até ao ano 2000. O Hotel Tivoli Lisboa fica reservado aos filmes do realizador José Fonseca e Costa.

«O objectivo desta exposição é reconhecer não só o mérito dos cineastas que marcaram o cinema português do século passado, como também de ilustres designers gráficos que, através dos cartazes de cinema, nos deixaram verdadeiras obras de arte, que são um retrato fidedigno de diferentes épocas da cultura portuguesa», diz Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema.

A 1ª Exposição de Cartazes do Cinema Português (de acesso gratuito em todos os locais) conta com o apoio institucional da Cinemateca Portuguesa, do ICA, da Câmara Municipal de Lisboa, da Sociedade Nacional de Belas Artes e do Hotel Tivoli Lisboa.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].