Ikea apresenta edição limitada de artesanato escandinavo em Outubro

Chama-se Sällskap e é uma colecção de mobília e de outros objectos inspirada pela tradição escandinava de artes e ofícios, pensada para espaços dedicados à família.

«Em tempos, há cerca de um ou dois séculos, as crianças podiam ver-se mas não ouvir-se e o design de excelência estava reservado aos mais abastados. Até que houve uma mudança», conta a Ikea.

Assim, suecos influentes, como a autora Ellen Key e os artistas Karin e Carl Larsson, fundaram o movimento ‘allrum’: uma área para todos, na qual toda a família pudesse estar reunida.

Mas não só: o conceito alargava-se também à criação de um espaço para a beleza e para a qualidade, com a passagem da ideia de que todos deviam poder aceder ao «bom design».

É no seguimento da allrum que nasce a Sällskap, uma colecção de móveis, têxteis e artigos para pôr a mesa que «traz inspiração do passado para o presente da melhor forma que o Ikea descobriu – avançando».

Nesta colecção, que o Ikea apresenta em Outubro, os móveis são «mais pequenos que os respectivos objectos em que se inspiraram» e tem «qualidades multifuncionais que acrescentam valor aos espaços compactos», sublinha a marca sueca. O material principal de construção é a madeira maciça.

Além do mobiliário, a Sällskap é ainda constituída por têxteis inspirados em padrões e técnicas tradicionais, como pintura por salpicos, candeeiros, além dos já falados artigos para colocar nas mesas de refeições.

«Inspirada pelo movimento escandinavo Arts and Crafts do final do séc. XIX, a Sällskap é uma colecção que celebra as tradições, sem perder o contacto com a vida moderna», caracteriza Mette Nissen, directora criativa da Ikea.

Pode fazer aqui o download do PDF com todos os ambientes e objectos de decoração da Ikea Sällskap.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].