O projecto Thrace – Sunday Morning Sessions vai inaugurar a nova temporada do ciclo ‘Músicas do Mundo’ neste espaço cultural em Lisboa: será uma «noite mediterrânica».
O francês Jean-Guihen Queyras (Violoncelo), o grego Sokratis Sinopoulos (Lira) e os irmão iranianos Bijan (Zarb) e Keyvan Chemirani (Bendir / Udu / Zarb) são os músicos que compõem este quarteto, cujo nome ‘Thrace’ é uma referência à Trácia, a região que vai dos Balcãs até à Turquia.
Já a segunda parte do nome deste grupo, ‘Sunday Morning Sessions’, é uma referência ao modo de estar do quarteto em relação às sonoridades que procuram: «Queremos passar uma sensação de liberdade para nos aventurarmos num território que vai além da nossa própria experiência, sendo que a ideia das ‘sessões’ é uma referência explícita ao jazz e à improvisação», explica um dos principais mentores do projecto, o violoncelista francês Jean-Guihen Queyras.
Este músico não é totalmente desconhecido do público que frequenta os concertos da Gulbenkian, uma vez que foi artista residente neste centro cultural na temporada de 2010/11. O violoncelista também chegou a fazer parte do Ensemble Intercontemporain de Pierre Boulez.
O concerto do quarteto Thrace – Sunday Morning Sessions será no dia 1 de Outubro às 21 horas, no Grande Auditório da Gulbenkian, e será o espectáculo da abertura do ciclo Músicas do Mundo da temporada 2016/2017.
Se não está identificado com o tipo de música tocado por estes músicos, aproveite e relaxe ao som deste vídeo.
Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.