Acha que anda a comer alimentos saudáveis? Talvez não…

As afirmações de Sara Pereira, dietista da BodyConcept, são uma pedrada no charco. Granola, bolachas de milho /arroz e leite vegetal são alguns dos alimentos enganadores que andam por aí…

Se Fernando Pessa fosse vivo, uma possível reportagem sobre este tema terminava com o clássico «E esta, hein?». Foi isso mesmo que pensámos quando Sara Pereira nos enviou um e-mail a desmascarar cinco alimentos tidos como muito saudáveis. Não resistimos e decidimos partilhar:


1. Snacks de Milho ou Arroz

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Muita gente come estes pedaços de “esferovite” porque acham que não engordam e são mais saudáveis que qualquer tipo de bolacha. Mas há sempre um… «mas».
Sara Pereira diz qual é este «mas»: «Têm um elevado índice glicémico e um baixo poder saciante».


2. Granola

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Não há refeição de uma pessoa que diz só comer coisas saudáveis que não tenha granola. É granola no iogurte, é granola com leite, é granola aos pedaços, tirados directamente do pacote. Será assim tão saudável estar sempre a enfardar granola?
Sara Pereira esclarece: «Apesar se ser rica em óleos, a granola tem demasiado açúcar e 20% mais de calorias em comparação com os cereais integrais».


3. Iogurte Grego

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Esses mesmo, os iogurtes que vêm daquelas ilhas paradíacas, com casas brancas e águas turquesa, sempre com aquele fundo recheado de fruta. Confessamos: já sabíamos que os iogurtes gregos são uma bomba calórica.
Sara Pereira confirma: «Cada dose pode conter até duas colheres de sopa de açúcar».


4. Bebidas vegetais com sabores

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Fugir à lactose é um bom argumento. Dizer que não os bebemos por termos uma dieta vegan, também. Mas há limites: as bebidas vegetais são mesmo melhores em tudo que o leite de vaca?
Sara Pereira não tem dúvidas: «Além de terem bastante açúcar, alguns ainda têm a adição de óleos vegetais».


5. Molho de soja

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Cada vez mais usado em receitas culinárias para substituir o sal, o óleo de soja que consumimos sempre aos litros nos restaurantes chineses para molhar até a Banana Frita não é uma fonte de virtudes como se pensa.
Sara Pereira avisa: «Apenas uma colher de sopa tem mais 50% que a dose diária recomendada de sal».

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].