Braga: visitar a Cidade dos Arcebispos acaba de ficar mais cool!

Bracarense de gema e de alma minhota: conheça a Braga Cool, a app para smartphones feita em exclusivo para a Cidade dos Arcebispos.

Afinal, onde fica a Sé de Braga? E onde é que se podem comer as melhores Frigideiras? Se Braga está nos seus destinos de férias este Verão, é bom que tenha esta app instalada no seu smartphone. Mas primeiro, voltamos um pouco atrás no tempo.

Em 2013, Júlia Vilaça (licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Lusíada do Porto) criou o site By Cool World com a publicação on-line Braga Cool. O objectivo era dar a conhecer aos “forasteiros” o melhor de Braga: onde comer, dormir, comprar e o que visitar.

A aplicação mobile que agora surge «tem uma proposta que considera diferente do website homónimo, mas com um objetivo comum: tornar memoráveis as experiências de quem visita a cidade», explica Júlia Vilaça.

Nesta app há duas opções para os utilizadores: a Roteiro e a Aqui Perto. Com a Roteiro, o utilizador pode criar um guia personalizado, que o irá acompanhar de manhã à noite pelos espaços com selo de aprovação Braga Cool.

Dentro desta opção, o utilizador pode escolher um tipo de roteiro (Lifestyle ou Barroco), bem como as datas da sua viagem. Já com a opção Aqui Perto, o utilizador poderá descobrir os espaços designados como ‘cool’ ao seu redor.

«Esta aplicação é útil tanto para turistas, como para locais e funciona como um amigo que sugere os espaços que melhor se enquadram nos seus gostos e interesses», explica Júlia, que garante que todos os espaços recomendados pelo Braga Cool são «previamente experimentados e analisados». Assim, só os «melhores espaços e aqueles que cumprirem os critérios de selecção» ficam disponíveis no website e app.

Braga Cool App

Uma coisa é importante saber: a aplicação Braga Cool têm guias e mapas que funcionam sem ligação à Internet. A mesma é gratuita e já está disponível em três línguas: português, inglês e espanhol. O download gratuito nas versões iOS e Android pode ser feito a partir de hoje.

A By Cool World é a mesma empresa responsável pela Lisboa Cool, app lançada em 2014. Um dos sonhos da empresa é ter a plataforma By Cool World presente nas trinta cidades mais cosmopolitas do mundo. Será que Nova Iorque, Paris ou Tóquio estão preparadas para Júlia Vilaça?

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].