Esta semana, além do festival Rock in Rio, há mais oportunidades para sair de casa e ouvir música, um pouco por todo o país. Há oportunidades de música mais calma, mas também há sugestões para quem está disposto a abanar o capacete até de manhã.
Quarta-feira, 25 de Maio
White Fang, Cave 45, 00h45
Aproveitando a estreia dos norte-americanos White Fang em Portugal, a Lovers & Lollipops organiza quatro concertos, na Baixa do Porto. A noite começa com um concerto da banda The Sunflowers, que esteve na semana passada no palco Vodafone, do Rock in Rio Lisboa. O concerto começa às 22 horas, no Café Au Lait. Ainda no mesmo espaço, Tomorrow’s Tulip, às 23 horas. Depois disso, a festa muda de sítio, com um concerto dos portugueses 800 Gondomar, na Cave 45, que antecipam a noite para a estreia dos White Fang, às 00h45. Está disponível um bilhete geral para estes quatro concertos, que custa 10 euros.
Quinta-feira, 26 de Maio
Tomorrows Tulips e Mighty Sands, Zé dos Bois, 22 horas
Em noite de feriado, uma oportunidade de ver estreias na Zé dos Bois, em Lisboa. O bilhete para os dois concertos está disponível por oito euros. Trata-se da estreia dos Tomorrows Tulips em Lisboa.
Sexta-feira, 27 de Maio
Minta & The Brook Trout, Auditório de Espinho, 21h30
Francisca Cortesão apresenta Slow, o novo álbum enquanto Minta & The Brook Trout, em Espinho. Espera-se um concerto intimista, bem ao estilo do projecto. Os bilhetes estão disponíveis por sete euros.
Rock in Rio Lisboa, Parque da Bela Vista
Este é o dia de Rock in Rio Lisboa que tem vindo a ser descrito como ‘o dia do rock’. É o dia de concertos de Hollywood Vampires, Korn e Rival Sons, no Palco Mundo. Nos palcos dito secundários, há concerto dos portugueses Cave Story e Glockenwise no Palco Vodafone, que encerra com Metz. Na piscina, vai poder ver os GROGnation, que têm vindo a dar cartas no hip hop português nos últimos dois anos, ou Holly, um jovem produtor a manter debaixo de olho. Ainda há bilhetes, disponíveis a 69 euros.
Nice Weather for Ducks e Twin Transistors, Hard Club, 22 horas
Um concerto que é uma apresentação dupla das duas bandas. Os Nice Weather For Ducks mostram Marigold, a primeira amostra do seu primeiro registo. Os Twin Transistors também se juntam à festa, num evento com entradas a cinco euros.
Festa COSMODRONE, Musicbox, 00 horas
A editora Shift Imprint chega a Portugal e aproveita o lançamento da editora para fazer uma festa. A noite vai ser animada por Robert Drewek, fundador da editora RAWAX, e uma presença habitual nas discotecas alemãs. Alcides aka DJ Al e Audiopath também passam pelo palco do Musicbox. O dress code pede roupa à altura da festa de electrónica.
Sábado, 28 de Maio
Rock in Rio Lisboa, Parque da Bela Vista
O dia da residente habitual no Rock in Rio – Ivete Sangalo. O furacão brasileiro aquece o palco para os Maroon 5, num dia em que também há D.A.M.A acompanhados por Gabriel o Pensador. No palco Vodafone FM, os Capitão Fausto, Mighty Sands e Real Estate. Os bilhetes custam 69 euros.
Apresentação do festival NEOPOP, Companhia Club, Covilhã, 23h55
O festival de música electrónica NEOPOP, em Viana do Castelo, está de regresso em Agosto, mas começa a aquecer muito antes disso. A primeira festa de apresentação do festival, que já tem cartaz fechado, realiza-se este Sábado, na Covilhã. A noite conta com Jonas Kopp, Gusta-vo, Midi & Andy Burton, com as entradas a dez euros.
Domingo, 29 de Maio
Mark Lanegan e Duke Garwood, Theatro Circo Braga, 21 horas
Mark Lanegan passa por Portugal, para dois concertos intimistas, em Braga e em Lisboa. Os bilhetes estão disponíveis entre os 18 e os 25 euros.
Rock in Rio Lisboa, Parque da Bela Vista
O último dia de festival, com o pop de Ariana Grande e Charlie Puth. No palco Vodafone, há a visita do Tio B Fachada, o regresso de Isaura ao circuito dos grandes festivais e ainda as espanholas Hinds, que têm vindo a chamar à atenção no panorama internacional.
Mini NOS Primavera Sound, Parque da Cidade, Porto
Porque os festivais também podem ser para os mais pequenos, o aquecimento do NOS Primavera Sound começa com o Mini NOS Primavera Sound, de entrada gratuita. Uma oportunidade para levar as crianças a ver Noiserv, Luísa Sobral, Benjamim e They’re Heading West. No ano passado, por exemplo, esta iniciativa conseguiu juntar 10 mil pessoas no Parque da Cidade.