Samsung Forum 2016: a casa do futuro está a chegar! (vídeo)

A tradição mantém-se: a Samsung voltou a escolher o Principado do Mónaco para organizar o seu Forum de tecnologias onde aproveita para reunir, todos os anos, o que de melhor faz no campo das tecnologias para a casa, de entretenimento e mobile.

O TRENDY viajou para o Mónaco a convite da Samsung e teve oportunidade de ver as mais recentes inovações da marca coreana. O grande destaque foram as televisões curvas e com ecrãs de grandes dimensões que estão a subir ao próximo nível da alta definição. A marca está a aplicar uma nova tecnologia, a Quantum Dot Display (baseada em nanocristais semicondutores) à sua linha SUHD.

David Lowes, chief marketing officer para a Europa da Samsung, abriu o Forum 2016 e indicou o caminho a seguir pela marca coreana: «Não vamos estar apenas ligados por dispositivos móveis, mas também por televisões, máquinas de lavar roupa e frigoríficos. Vamos continuar a fazer inovações que façam sentido para as pessoas e trabalhar para ter casas verdadeiramente inteligentes com a Internet of Things em 2020».

Actualmente presente em 80 milhões de casas com 100 milhões de dispositivos ligados, a Samsung quer melhorar a vida dos consumidores «desde que se levantam até voltarem para cama», disse Dan Harvie, director europeu da marca para os electrodomésticos.

Neste campo, o objectivo é «criar inovações que digam algo às pessoas», assegurou o mesmo responsável, que quer ver todos os dispositivos Samsung ligados à rede até 2020.

Para conseguir isso, a Samsung tem, pelo menos, dois trunfos: o frigorífico Family Hub e a máquina de lavar roupa AddWash. Estas novas máquinas enviam mensagens às pessoas quando acabam de lavar e podem ser controladas por uma app a partir do smartphone.

A máquina de lavar Add Wash traz a funcionalidade SuperSpeed (Super Velocidade), que torna possível a conclusão de um ciclo normal de lavagem em menos de uma hora sem comprometer o desempenho. A Samsung Add Wash vai estar disponível na Europa ainda este mês.

A estrela no campo dos electrodomésticos inteligentes Samsung para o futuro imediato é mesmo o seu novo frigorífico, que tem câmaras internas que nos mostram fotos da comida e nos permitem adicionar os prazos da mesma no ecrã táctil Full HD de 21 polegadas que está na porta.

Mas não é tudo: o Family Hub sugere receitas com os ingredientes disponíveis, pode ser controlado com a voz, fazer mirror da TV, dar música e mostrar informações sobre o tempo.

Ainda para ajudar nas tarefas da casa, há outra novidade: o novo robot aspirador da Samsung chamado Powerbot que a marca diz ser o “mais potente” do mercado.

Este modelo destaca-se igualmente por ser o primeiro da Samsung com Wi-Fi e a funcionalidade Select and Go que permite seleccionar diferentes divisões da casa e enviar o robot para a limpar. Isto é feito a partir de uma app para smartphone.

Metade da área de exposição do Samsung Forum 2016 estava ocupada por televisões, o que mostra bem a aposta da Samsung nesta área. Juntamente com a já falada tecnologia Quantum Dot, a marca tem a Ultra Black e a HDR com 1000 nit, o mesmo padrão usado pelos estúdios de Hollywood.

E por falar na “meca” do cinema, há uma nova parceria da Samung com a 20th Century Fox que vai oferecer o filme The Martian em UHD e HDR na compra de qualquer leitor Blu-ray 4K.

A inovação chega também aos comandos de TV com o Smart Control, um controlo remoto multidispositivo que tem apenas os botões e as funcionalidades mínimas para interagir com os equipamentos de entretenimento da Samsung.

Neste Forum, a Samsung revelou ainda as novas variantes Gear S2 clássico Rose Gold (Ouro Rosa) e Platinum (Platina), que serão disponibilizadas em breve. Para uma experiência pessoal e personalizada, a Samsung está a expandir a sua linha de braceletes e mostradores.

A marca revelou ainda uma parceria com designers para disponibilizar braceletes premium para o Gear S2, e introduziu mostradores divertidos e criativos, com personagens do Snoopy e desenhos de Keith Haring, Jean-Michael Basquiat, Jeremyville e Burton Morris.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].