A Barbie sempre foi associada ร ideia de feminilidade e considerada como um padrรฃo de beleza. Mas, com a mudanรงa dos tempos, a boneca que jรก ultrapassou a marca dos 57 anos comeรงou a ser alvo de crรญticas. Ainda que muitos considerem que a resposta da Mattel poderia ter surgido mais cedo, a empresa apresenta agora maior diversidade, com o lanรงamento de trรชs tipos de corpo para a boneca.
Uma รฉ mais alta, outra mais baixa e hรก ainda uma Barbie curvilรญnea, que se juntam agora ร Barbie original. Esta mudanรงa naquela que atรฉ hรก alguns anos era a boneca mais vendida no mundo valeu atรฉ a capa da revista Time, em que รฉ explicada de que forma se processa a mudanรงa numa empresa de brinquedos que precisa de entrar nos tempos modernos.
Evelyn Mazzocco, a responsรกvel pela marca Barbie, explicou ร Time que uma das principais razรตes para esta introduรงรฃo de trรชs novos tipos de corpo na Barbie foi fortemente impulsionada pela queda nas vendas. Em 2013, a Barbie foi ultrapassada pela boneca Elsa, do filme de animaรงรฃo Frozen. Em 2014, a Mattel via a Lego tornar-se na empresa de brinquedos com maior nรบmero de vendas, muito devido ร introduรงรฃo de kits que prenderam a atenรงรฃo das meninas.
A Barbie era hรก vรกrios anos acusada de nรฃo ter medidas realistas: afinal, a cintura fina, pernas que nรฃo acabavamย e um corpo perfeito nรฃo sรฃo propriamente representativos de grande parte da populaรงรฃo mundial. Muitos pais achavam atรฉ que a Barbie criava uma imagem corporal pouco positiva em muitas meninas.
Em 2014, foi entรฃo colocada uma pergunta aos designers da Mattel: se pudessem criar uma Barbie livremente, como seria? Mantido em segredo durante dois anos e apelidado de Project Dawn, deu origem aos trรชs novos tipos de corpo, que comeรงaram hoje a ser vendidos no site da Barbie.
ร semelhanรงa daquilo que acontece na vida real, as roupas da Barbie deixam de ser tamanho รบnico, com muitas das indumentรกrias da Barbie original a nรฃo servir ao modelo com curvas, por exemplo.