Durante doze horas, o actor António Fonseca vai passar outra vez pela experiência de declamar, na totalidade, a obra escrita por Camões no final do séc. XVI.
Aconteceu durante a pandemia, com um directo no Facebook, em 2021; na Sala Garrett do D. Maria II, em 2022; e volta a acontecer em 2025. Nestes dois anos, o espectáulo ‘Lusíadas Como Nunca os Ouviu’ serviu para assinalar o Dia Mundial do Teatro (27 de Março), mas desta vez o motivo é outro: comemorar os «quinhentos anos do nascimento de Luís de Camões».
Assim, a leitura d’Os Lusíadas acontece a 3 de Maio no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém (Lisboa), ao longo de treze horas (das 10 às 23), apenas com duas pausas para almoço e jantar. Das 10 às 13:30 horas, serão declamados os cantos I, II e III; seguem-se os IV, V, VI, VII e VIII, das 15 às 20. Finalmente, das 21 às 23, serão, claro, os cantos IX e X, aqui com a companhia de «vinte jovens actores».
Como já tinha acontecido em 2021 e 2022, a leitura integral d’Os Lusíadas é uma iniciativa do Teatro Nacional D.Maria II; a entrada é gratuita.