EX60 torna-se o ‘automóvel modelo’ da Volvo: chega aos 810 km de autonomia para acabar com a «ansiedade do carregamento»

Com uma arquitectura de 800 V, o EX60 vai conseguir «340 km de autonomia em apenas dez minutos» quando estiver "ligado" a um posto de 400 kW.

©Volvo | EX60
©Volvo

Depois de vários teasers, que se intensificaram na última semana, o EX60 foi, apresentado hoje ao fim da tarde. E já temos preços para Portugal.

Este modelo 100% eléctrico, que fica entre o EX30 e o EX90, é a «grande aposta» da marca sueca para o segmento dos SUV médios familiares de cinco lugares. A promessa da Volvo é ambiciosa: com o EX60, o objectivo é reunir «autonomia, velocidade de carregamento, desempenho e preço», com a marca a assumir que este modelo «muda o jogo na maior categoria de eléctricos a nível global».

O EX60 é descrito pela Volvo como o modelo que põe «fim à ansiedade de carregamento», já que o topo de gama vem com até «810 km de autonomia numa configuração com tracção integral». A Volvo disse, durante a apresentação, que este SUV «ultrapassa os concorrentes mais recentes já revelados», neste capítulo.

©Volvo | EX60
©Volvo

Com uma arquitectura de 800 V, o EX60 vai conseguir «340 km de autonomia em apenas dez minutos» quando estiver “ligado” a um posto de 400 kW. Por exemplo, e recentemente, a Galp e a Via Verde anunciaram a implementação de duas estações com esta potência em Portugal.

A gama será composta por três variantes de motorização: a P12 AWD Electric, com os tais 810 km de autonomia; a P10 AWD Electric, com 660 km; e a P6 Electric RWD, com 620 km. Outra característica, neste departamento, são os «dez anos de garantia da bateria». Tal como o EX30, numa versão que já conduzimos, o EX60 também terá direito a uma opção Cross Country (foto em baixo).

Em termos de design, o EX60 segue a mesma linguagem exterior (se bem que na traseira, o design as ópticas seja diferente) e interior minimalista dos EX30 e EX90, já disponíveis em Portugal há algum tempo. Lá dentro, destaque para o sistema de som premium Bowers & Wilkins de 28 altifalantes, quatro deles nos apoios de cabeça dos lugares principais. Este formato é mesmo uma estreia para a marca.

©Volvo | EX60
©Volvo

Na tecnologia, já se sabia que o EX60 seria também o primeiro a vir com o assistente de IA da Google, o Gemini; e o cinto de segurança adaptativo anunciado durante 2025. Na apresentação oficial, a marca revelou mais dois trunfos: a app Apple Music pré-instalada e compatibilidade com Dolby Atmos.

Com data prevista de chegada a Portugal mais no segundo semestre de 2026, o EX60 já pode ser configurado no site nacional da marca: os preços começam nos 67 906 euros, no nível de equipamento Plus; o Ultra arranca nos 74 917 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].