Criado pelo tio e sobrinho Patrice e Tom De Maistre, este novo restaurante de Cascais quer ser um verdadeiro «lieu de vie».
O bairro de Pigalle, em Paris, é conhecido pela sua vida nocturna, por ser a casa do cabaret Moulin Rouge e de bares históricos, como o Sans Souci, o Carmen e, talvez o mais conhecido, o Le Chat Noir, que se entranhou na cultura pop. No fundo, é uma zona boémia ligada à arte, à música e ao erotismo, uma vez que tem várias sex shops e um museu.
Em Cascais, este atrevimento fica de lado: o Pigalle, em modo bistrô, tem uma decoração simples, mais em linha com este tipo de restaurante parisiense: «Descontraído, autêntico e com uma boa energia». O ambiente é, segundo os responsáveis, Patrice e Tom De Maistre, um «lieu de vie», ou seja, um «espaço onde se vive».

No menu, a aposta é feita em três eixos: pratos de partilha (entre 4 e 12 euros), saladas/pratos principais (10 a 18 euros) e os já clichés smash burgers (10 a 13 euros), que têm sido uma das tendências gastronómicas de 2025.
Para começar a refeição, há tábuas de queijos e enchidos, Ovos com Maionesa e Caviar, Burrata, Frango Frito e Babaganoush. Nas saladas, destaca-se a de Tataki de Atum e, nos pratos principais, o Croque Madame, com pão de batata e fiambre branco. Nos smash burgers, há quatro: Le Français, Le Classique, Chicken Burger e Le Végétarien.
A carta é complementada com vinhos franceses: um da família dos criadores do Pigalle, o Domaine de Reuilly Joseph de Maistre, e o Grave Sauvignon, de Bordéus. A alternativa são os cocktails clássicos e originais, com preços entre 7 e 10 euros. O Pigalle tem ainda uma happy hour, todos os dias, das 17 às 20 horas.

«Queremos que as pessoas se sintam bem – que venham para um copo, fiquem para petiscar e acabem por beber um cocktail num ambiente agradável. Não é apenas um sítio para comer um hambúrguer em 10 minutos e sair. É um lugar onde se pode ficar o dia todo e a noite inteira, com uma vibe descontraída, mesmo junto à praia de Cascais», explicam Patrice e Tom De Maistre.
O Pigalle fica na Rua Amarela, em Cascais, e está aberto de terça-feira a domingo, entre as 12 e a meia-noite; para reservas, pode usar o TheFork.


















