Perto do teatro Tivoli, fica um restaurante de onde custa a sair da mesa. Desde a música, ao serviço, passando, obviamente, pelos pratos, o Addiction é (quase) irrepreensível.
Durante as quase três horas que estivemos no Addiction para provar os novos pratos do menu de almoço, tentámos, mas não conseguimos: foi impossível encontrar algo que estivesse fora de tom. Quer nos nove pratos que nos chegaram à mesa, quer no ambiente, nada fugiu ao que deve ser um serviço ideal.
Ricardo Manita e Yasmine Van-Dúnem, os donos, fazem-nos sentir em casa enquanto trazem para a mesa as novidades (e alguns clássicos) que o Addiction vai passar a servir a partir de hoje, ao almoço. O menu executivo foi reforçado com três opções; mas, como acontece nestes casos, é preciso escolher uma, algo que, pelo que provámos, vai ser o mais difícil.

O Risotto de Cogumelos aposta num trio que nunca falha, mas no Addiction é tudo mais cremoso: o mix de cogumelos shiitake, eringy e shimeji traz o lado terroso e aromático, com a cremosidade do parmesão a fechar tudo num conjunto confortável e muito equilibrado.
Depois, a Moqueca de Dourada e Camarão segue por um caminho mais vibrante, com o azeite de dendê e o leite de côco a criarem um caldo intenso. Acompanhado por arroz e farofa de pangrattato (pão ralado temperado, muito crocante), o prato mantém-se leve mas cheio de sabor, ideal para quem gosta de um almoço mais substancial.
Finalmente, a Lasanha Desconstruída (imagem em cima), o prato mais surpreendente do novo menu executivo. Em vez de carne picada, temos um ragu de costela de vaca que lhe dá uma textura mais profunda – um sabor intenso, rico, quase como se fosse a fusão com um prato de ossobuco. A massa é delicada e leve, com tudo a poder ser “banhado” num fondue de queijo servido à parte.

Além dos pratos principais, o menu executivo pode ainda incluir uma entrada: aqui, há mais três opções. A Rolling in the Spring é um rolo de massa de arroz recheado de vegetais crocantes e acompanhado por uma melancia infusionada em dashi que surpreende pelo contraste entre doçura e umami. O creme de miso e a compota de malagueta dão profundidade ao prato, enquanto o amendoim caramelizado deixa um final crocante que faz a diferença.
As Ostras Addiction (imagem em cima) estão para as entradas como a Lasanha Desconstruída para os pratos principais, ou seja, são a pièce de resistance. Vindas de Setúbal, chegam temperadas com ponzu, pickles de kumquat e la-yu, num jogo entre acidez, citrinos e picante que realça o sabor do mar, sem o esconder. Contudo, não são as típicas ostras ao natural, uma vez que o molho acaba por as cozer um pouco.
A fechar o trio de opções, temos o Tártaro de Novilho, um prato que nem sempre está no ponto. Mas, no Addiction, isto não acontece: chegou à mesa com uma textura perfeita e pontuado por caramelo de soja, maionese fumada e o pó de cebola queimada. O resultado acaba por ser a imagem de marca do restaurante, um prato de perfil indulgente, complementado por gyozas fritas no kawa para fazer o contraste de temperatura e de crocância.

Para terminar, além das sobremesas Tarte de Amêndoa Desconstruída (massa sablée, ganache de chocolate branco, amêndoa e framboesa num equilíbrio entre doçura e frescura que funciona muito bem) e Mousse Areada (de textura leve e um sabor de chocolate meio amargo que contrasta com a avelã caramelizada), provámos ainda uma novidade. A Amazónica (imagem em cima) é outra “bomba” do Addiction, um semi-frio de doce de leite, crumble de chocolate salgado e dois macarons de açaí.
Como referimos, o menu executivo do Addiction pode ser pedido a partir de hoje ao almoço, mas apenas entre Quarta e Sexta-Feira, com duas opções: uma com prato principal e entrada ou sobremesa, por 23 euros; a outra junta os três momentos, sem que tenhamos de escolher, e fica por 28 euros. Ambas incluem café, com as bebidas a serem pagas à parte.
Em qualquer um dos casos, os pratos principais podem ser complementados com cinco acompanhamentos, cada um por mais três euros: cogumelos grelhados e salteados, arroz de jasmim, batatas fritas, legumes grelhados com sésamo e salada mista. As reservas podem ser feitas pelo 966 930 512.


















