Esta era uma possibilidade de que já se falava há algum tempo, agora confirmada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
A partir de 2027, os Óscares vão passar a ter uma nova categoria que irá premiar quem arrisca, muitas vezes a vida, em nome do cinema. A novidade será a ‘Stunt Design’, ou seja, uma estatueta dourada para distinguir o melhor trabalho de duplos, em filmes.
Como se sabe, os duplos são profissionais que substituem os actores em cenas de maior perigo ou em que seja exigida uma determinada técnica que os protagonistas não têm.
Até agora, os actores principais tinham o crédito total pelo seu desempenho num filme, junto da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, algo que vai mudar com a introdução desta categoria.
«Desde os primórdios do cinema que os duplos têm sido parte integrante da realização de filmes. Estamos orgulhosos de homenagear o trabalho inovador destes artistas técnicos e criativos: felicitamo-los pelo seu empenho e dedicação, que culmina com esta nova categoria», diz a Academia em comunicado.
As regras desta categoria e a forma como se processa a votação para a ‘Stunt Design’ serão anunciadas em 2027, quando for tornado público o regulamento completo daquela que será a 100.º edição dos Óscares de Hollywood. A Academia lembra ainda que há «mais de cem duplos profissionais que são membros» da sua organização.