A fazer dez anos em 2025, este projecto artístico para crianças a partir dos três anos vai ter dois novos espectáculos: ‘Cabe mais um?’ e ‘Não se pode! Não se pode!’.
O projecto Boca Aberta foi criado em 2015 pelo Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com o Plano Nacional das Artes e no ano passado ultrapassou as fronteiras de Lisboa e chegou a mais cidades. Este ano, há novas iniciativas que vão além das peças, com conversas e oficinas.
Lagos, Ourém e Ponte de Lima recebem, assim, um programa que inclui dois espectáculos – ‘Cabe mais um?’ e ‘Não se pode! Não se pode!’ – ambos para crianças a partir dos três anos e com actores de cada uma destas cidades. Os argumentos são de Inês Fonseca Santos e Maria João Cruz; já a encenação fica a cargo de Catarina Requeijo.
No Boca Aberta 2025 cabem ainda oficinas para «educadores de infância, professores e auxiliares de acção educativa», cujo objectivo passa por «desafiar a criatividade dos participantes e enriquecer o seu trabalho através das artes cénicas». Estas formações acontecem em Março, Abril e Maio.
No último trimestre do ano, chega a vez dos encontros com responsáveis e agentes culturais destes municípios que vão promover conversas sobre as «relações entre instituições, através da partilha de experiências, práticas e conhecimentos». O programa completo pode ser visto aqui.