Gymnasium estreia-se em Lagos: o Algarve tem um novo festival de artes performativas

Entre os artistas que participam nos primeiros Encontros Gymnasium estão «Margarida Mestre & Rui Ferreira, Joana Gama, Aldara Bizarro, Gustavo Ciríaco, Sofia Dias & Vítor Roriz e Cláudia Gaiolas».

©casaBranca | Gymnasium
©casaBranca

Em Outubro, Lagos vai ser a capital artística do Algarve: durante cinco dias, a cidade recebe um novo festival gratuito, os Encontros Gymnasium.

O projecto Gymnasium, da associação cultural casaBranca (que há um ano já tinha organizado uma série de conversas e workshops sobre arte, educação e práticas transformadoras), vai ter direito a um evento dedicado a jovens: os Encontros Gymnasium.

Esta iniciativa «propõe a implementação em várias escolas da cidade de Lagos de um programa regular de formação e experimentação artística dirigido a crianças e jovens» e comemora dez anos com estes Encontros, a sua primeira iniciativa do género.

No programa, que acontece ao longo de cinco dias (de 1 a 5 de Outubro), por toda a cidade de Lagos, estão «espectáculos de dança, teatro, performance e música» – a entrada é gratuita, mas a reserva de lugar é obrigatória.

©casaBranca | Gymnasium
©casaBranca

Apesar de ter como foco o público mais jovem, a casaBranca diz que a ideia passa também por «envolver toda a comunidade lacobrigense, através de actividades que integram a palavra, o som, a poesia e a paisagem».

Entre os artistas que participam nos primeiros Encontros Gymnasium estão «Margarida Mestre & Rui Ferreira, Joana Gama, Aldara Bizarro, Gustavo Ciríaco, Sofia Dias & Vítor Roriz e Cláudia Gaiolas». Para já, a programação completa ainda não foi divulgada, algo que a casaBranca promete «para breve».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].