Marcada para 25 de Fevereiro no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a Gala Michelin Portugal deste ano vai dar a conhecer que restaurantes nacionais mantêm, perdem ou ganham Estrelas.
Será 2025 o ano em que, finalmente, um dos oito restaurantes que já tem duas Estrelas Michelin ganha a terceira: Alma, The Yeatman e Belcanto (entre outros) já estão na corrida há várias edições para conseguir a distinção máxima, mas apenas têm mantido as duas.
Outra questão será saber que novos restaurantes ganham uma Estrela e se algum dos 31 já galardoados com esta “marca” passam para o “clube” de topo, em Portugal. O Marlene, da chef Marlene Vieira, já está há alguns anos à porta da Estrela e 2025 pode ser o ano da sua afirmação.
Estes anúncios estão marcados para 25 de Fevereiro e, para já, a organização da Gala Michelin Portugal 2025 anunciou os chefs que vão cozinhar o menu deste evento. A coordenação será feita por um trio “Estrelas duplas”: Rui Paula, Ricardo Costa e Vítor Matos.
A estes chefs, juntam-se António Loureiro, Vasco Coelho Santos, Óscar Geadas, Julien Montbabut, Pedro Lemos e Arnaldo Azevedo, todos com uma Estrela Michelin. Segundo a organização, esta equipa «reflecte a diversidade e a criatividade da gastronomia portuguesa».