Com organização a cargo da Mákina de Cena, o Contrapeso junta duas artes nesta cidade do Algarve: no programa estão oito espectáculos de jazz e teatro.
Entre 28 de Novembro e 1 de Dezembro, Loulé volta a ser o palco do Festival Contrapeso. A quarta edição, com o tema ‘No Coder’ (com «espectáculos e artistas que não encaixam em categorias estanques») inclui uma programação com oito sessões de teatro e concertos de jazz.
Os espectáculos acontecem no Cineteatro Louletano, Auditório do Solar da Música Nova, Casa da Mákina (a organizadora), Casa da Cultura de Loulé e Bafo de Baco. Além disto, há masterclasses, uma oficina para crianças e um DJ set.
O arranque do Festival Contrapeso 2024 é no Cineteatro Louletano, às 21 horas, com a peça ‘Une Histoire Vraie’, descrita pela organização como um «espectáculo de teatro físico, sem palavra, cuja história se desenrola em torno de uma família de refugiados de guerra, questionando a nossa atitude perante o infortúnio alheio».
Já o fecho, será no Auditório do Solar da Música Nova. (19 horas), com um concerto de jazz com o contrabaixista Adam Bem Ezra. O programa completo pode ser visto aqui; os bilhetes custam entre cinco e dez euros.