Hotéis Octant Açores sob o signo do vinho: há um jantar harmonizado e uma formação internacional

O jantar, que acontece a 31 de Outubro, custa 65 euros; já a formação em vinhos terá dois níveis (11 e 14 de Novembro), com preços de 290 e 730 euros.

©Octant Furnas
©Octant Furnas

Em Outubro e Novembro, os Octant Ponta Delgada e Furnas vão ter dois eventos em que o vinho é protagonista.

Os hotéis Octant dos Açores anunciaram um programa duplo de Outono que inclui uma estreia neste arquipélago: a formação internacional em vinhos da Wine & Spirit Education Trust, com dois níveis, dada pela The Wine House, no Octant Furnas.

No Nível 1 (11 de Novembro), temos um curso de iniciação que «explora os principais tipos e estilos de vinhos através da visão, do olfacto e do gosto»; aqui, o objectivo é «adquirir competências básicas para descrever os vinhos com precisão e fazer o “casamento” perfeito entre vinhos e comida».

Já o Nível 2 (14 de Novembro) foca-se em «detalhe nas principais castas, regiões vinícolas, métodos de produção e análise sensorial». As inscrições são feitas online e os preços são de 290 (Nível 1 – Iniciação) e 730 euros (Nível 2 – Intermédio). Para ambos, as inscrições têm de ser feitas online.

Ainda em Outubro, no dia 31 às 20 horas, acontece o jantar com harmonização vínica, em parceria com a garrafeira online Vinha, no Octant Ponta Delgada. O menu foi criado pelo chef Paulo Leite e tem cinco momentos, com a entrada a incluir Tartare de Novilho com Massa Sovada e Atum Galha-à-ré com Algas e Citrinos – o pairing será o Quinta da Romeira Espumante Bruto Branco de 2022.

Nos partos principais, o vinho Casa Ferreirinha Vinha Grande Branco 2022 é servido com Cantaro com Feijoada de Marisco, Lula e Tutano; e o Antónia Adelaide Ferreira Tinto 2019 faz pairing com dois pratos: Bochecha de Novilho com Terrina de Batata e presunto Pata Negra. O preço é de 65 euros e as reservas podem ser feitas pelo 296 249 900.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].