Ponta Delgada recebe o Hands on Azores, um fórum para discutir a importância da produção artesanal

Organizado pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores, o Hands on Azores vai receber «alguns dos nomes maiores do saber-fazer nacional e internacional, da moda e do design actuais».

©Origem Comum
©Origem Comum

Durante dois dias, o Hands on Azores reúne designers e artesãos para debates os «desafios contemporâneos que se colocam a todo o sector das Artes e Ofícios».

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada vai transformar-se num centro de discussão e debate sobre a importância da «contribuição das artes e ofícios tradicionais para o mundo actual».

Organizado pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores, o Hands on Azores acontece entre 2 e 3 Junho (Sexta-Feira e Sábado) e leva até São Miguel «alguns dos nomes maiores do saber-fazer nacional e internacional, da moda e do design actuais».

Durante estes dois dias, há um programa centrado em debates sobre o tema da produção artesanal ligada ao têxtil, da sua importância na actualidade e de como se opõe aos produtos criados de forma industrial.

A curadoria deste fórum é da responsabilidade dos designers Kathi Stertzig e Álbio Nascimento, que pertencem à Origem Comum, uma plataforma nacional de «trabalho e de investigação que preserva práticas ancestrais e recupera e cria novos modelos»

O Hands on Azores arranca com o debate ‘Quão relevante é o saber fazer ancestral/tradicional para o mundo contemporâneo?’, Sexta-Feira às 10:40 e fecha com uma projecção de filmes da Origem Comum e do documentário A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria. O programa completo pode ser visto aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].