Van Zellers & Co Vintage Port 2020 Ocean Aged é o «primeiro Porto vintage» a estagiar debaixo de água

Entre as notas de prova do Vintage Port 2020 Ocean Aged estão a «compota, o cassis, especiarias, chocolate negro, ameixa e figo seco».

©Van Zellers
©Van Zellers

Este vinho do Porto entrou em estágio, a 7 de Dezembro. As garrafas estão na zona do Porto de Sines e há um lote que chega ao mercado de forma antecipada.

Cada garrafa custa mil euros – este Porto Vintage é o «primeiro» do seu género a estagiar debaixo de água, um método que não é inédito em Portugal, embora com outros géneros de vinho.

Há, pelo menos, dois casos de vinhos que estagiam nos mesmos moldes: a Ervideira faz isto, no Alqueva, com o seu Conde D’Ervideira Vinho da Água Tinto (oito meses debaixo de água); já a Breijinho da Costa, tem o Vinho do Atlântico.

Em concerto, o Van Zellers & Co Vintage Port 2020 Ocean Aged foi submerso, em Dezembro, no Porto de Sines e as primeiras 35 garrafas chegam ao mercado a 8 de Junho, para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos.

Contudo, estas não são, para já as garrafas físicas: o vinho será apenas vendido sob forma de um NFT (um activo digital, token não-fungível), na plataforma WineChain. Esta compra dá, depois, acesso a uma unidade do Ocean Aged (são 102, ao todo), quando for o lançamento oficial, a 1 de Dezembro deste ano.

©WineChain
©WineChain | Dia 8 de Junho, este vinho fica à venda, sob forma de um NFT, na plataforma WineChain.

Cada garrafa custa mil euros e vem numa caixa criada em parceria com a marca de sapatos nacional Zouri Shoes, «desenhada em forma de concha», com recuso a «plástico recuperado» da costa portuguesa e «borracha natural».

As uvas usadas para fazer o Van Zellers & Co Vintage Port 2020 Ocean Aged (20% vol.)«foram colhidas à mão em vinhas muito velhas» no Vale do Douro e foram «pisadas a pé em lagares de pedra de granito, onde o vinho fermentou».

Entre as notas de prova estão a «compota, o cassis, especiarias, chocolate negro, ameixa e figo seco»; o facto de ter estagiado em água salgada, deu a este vinho «uma camada-extra de sabores e taninos suavizados, num blend em harmonia perfeita com as frutas vermelhas presentes», conclui a Van Zellers.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].