O restaurante Balcony, do Grand Hotel Açores Atlântico, vai servir um jantar com um menu criado pelo chef José Gala, cuja inspiração são as suas memórias de infância.
A sétima edição dos jantares vínicos Rotas Insulana de Navegação será uma viagem dos Açores para o Tejo. Serão cinco pratos (ou «momentos de degustação») harmonizados com os vinhos da Quinta de Chocapalha, servidos no Grand Hotel Açores Atlântico e com autoria de José Gala.
«É uma viagem de regresso às minhas origens. Um menu que “bebe” inspiração na rica história das margens do rio Tejo, onde cresci, de Lisboa e da região saloia que, durante muitos séculos, abasteceu a capital com todo o tipo de produtos frescos», justifica o chef.
Este menu começa com Ostras e segue para uma Sopa de Peixe Seco, servida com «algas, salicórnias do sapal e caviar beluga». O terceiro prato é «dedicado da Lisboa» e aos «Santos Populares»: Robalo de Linha Grelhado, com «pimentos assados de fumo, cebola roxa curtida, batata olho-de-perdiz, berbigão e ovas de sardinha».
Os pratos de carne são Codorniz Frita recheada com «foie gras, puré de alho, pão saloio e vinagre Moura Alves» e Arroz de Coelho com Ervas da Serra. Para terminar, a sobremesa será um «misto de Outono e sabores conventuais de Odivelas e dos Açores»: Castanha Assada Gelada e Fumada, Marmelada de Cortar e Trouxa de Ovos de 1903.
Este jantar do restaurante Balcony (inserido no Grand Hotel Açores Atlântico) acontece a 2 de Novembro e começa pelas 19:30. O preço é de 85 euros e as reservas podem ser feitas pelo 296 302 200.