A 25.ª edição deste ciclo de cinema dedicado à cultura e à produção francesa chega a Lisboa em Outubro, com várias estreias e três novas secções.
Dois meses, mais de cinquenta filmes e nove cidades: estes são os principais números da Festa do Cinema Francês 2024 que arranca a 3 de Outubro, em Lisboa, com uma estreia nacional: Le Comte de Monte-Cristo (imagem de destaque), no Cinema São Jorge, às 20 horas.
Este filme já teve múltiplas adaptações ao cinema (a primeira foi em 1934) e a série – uma das mais famosas foi a de 1998, com Gérard Depardieu e Ornella Mutti. Em 2002, o livro de Alexandre Dumas e Auguste Maquet deu um filme com Jim Caviezel, Guy Pearce e Henry Cavill.
A versão de 2024 tem como produtor Dimitri Rassam (responsável pelo díptico Les Trois Mousquetaires – Milady e D’Artagnan, ambos de 2023), que vai estar em Portugal com o actor Patrick Mille (o vilão da história, Danglars). No elenco, este filme conta ainda com Pierfrancesco Favino.
Por falar em presenças, a Festa do Cinema Francês 2024 traz mais realizadores e actores a Lisboa: Dominique Abel e Fiona Gordon (Estrela Cadente); Ladj LY e Alexis Manenti (Os Indesejáveis), Elise Girard (Sindonie au Japon) e Stéphane Brizé (A Vida Entre Nós).
Os filmes cujos actores e realizadores vêm apresentar são, também eles, estreias em Portugal. Outras das novidades as secções Rir à Grande e à Francesa, Uma Língua, Múltiplos Olhares – a Coprodução Franco-Belga e a comemoração especial 100 Anos de Charles Azavnour.
Em Novembro, a Festa do Cinema Francês dedica ainda um ciclo a Chris Marker na Cinemateca Portuguesa, com a passagem de todos os seus filmes, «mais de meia centena», segundo a organização, com destaque para dois: Sans Soleil (1982) e Level Five.
Lisboa é apenas uma das cidades que vai receber esta festa da produção e da cultura francesa: entre 3 de Outubro e 30 de Novembro, há cinema gaulês em mais oito cidades – Porto, Coimbra, Almada, Oeiras, Viseu, Beja, Lagos e Faro.