A edição deste ano do festival Vilar de Mouros vai ter um dia grátis apenas com bandas portuguesas. O restante cartaz tem mais oito nomes nacionais – estas são as nossas escolhas.
Em 2024, o Vilar Mouros teve uma das maiores grandes contrariedades dos últimos anos: os The Queens of The Stone Age cancelaram o concerto programado para dia 22 de Agosto, e a organização teve de encontrar uma alternativa a poucas semanas do festival. Os escolhidos acabaram por ser os The Cult.
Contudo, o restante cartaz manteve-se sólido e com nomes que valem a visita ao mais antigo festival da Península Ibérica. Tradicionalmente, as bandas portuguesas têm um grande destaque em Vilar de Mouros e este ano não é diferente.
A organização criou, inclusive, um dia de acesso gratuito apenas com portugueses: é já amanhã, 21 de Agosto, com a entrada a ser feita por ordem de chegada ao recinto. Partindo desta iniciativa, sugerimos quatro concertos “nacionais” a não perder em Vilar de Mouros, um por cada dia.
1 – The Legendary Tigerman
No dia grátis, apenas com bandas portuguesas, Paulo Furtado é o nome que mais ligamos ao espírito deste festival. Esta vai ser uma boa oportunidade para ouvir o novo disco de The Legendary Tigerman, Zeitgeist, além de alguns clássicos. Será que vamos ter Motorcycle Boy?
21 de Agosto às 20:15
2 – Moonspell
A banda de Fernando Ribeiro está a comemorar trinta anos do lançamento do primeiro EP (Under the Moonspell) e vai subir ao palco do Pavilhão Atlântico no dia 26 de Outubro. Antes, em modo de aquecimento, os Moonspell aquecem as gargantas no Vilar de Mouros.
22 de Agosto às 19:30
3 – Capitão Fausto
Tomás Wallenstein e companhia perderam um elemento no início do ano, ao mesmo tempo que anunciaram o seu quinto álbum, Subida Infinita. A banda tem andado a apresentar o disco por todo o País e sobe ao palco do Vilar de Mouros na Sexta-Feira.
23 de Agosto às 19:45
4 – David Fonseca
Como os Moonspell, também David Fonseca comemora um marco de carreira este ano: o músico de Coimbra, que começou nos Silence 4, faz 25 anos e vai lançar um novo disco. O tema Paranoia, criado com base na música Borrow, é o primeiro avanço e tem lugar garantido da set list.
24 de Agosto às 19:45