Lançado em 1978, o Prelude foi um dos automóveis mais emblemáticos da Honda durante quase vinte anos; agora, tal como tem acontecido com modelos de outras marcas, regressa como um novo conceito.
Opel Manta, Renault 5 e Volkswagen Kombi foram alguns dos modelos históricos que as respectivas marcas fizeram regressar como eléctricos, nos últimos anos. Agora, é o Prelude que se junta a este clube, embora em versão híbrida e com um design que pouco tem que ver com o modelo original.
Este automóvel, lançado em 1978, baseava-se no Accord, mas tinha um motor mais potente; além disso, foi o primeiro da marca a ter um tecto de abrir de série. Até 2001, o Prelude teve direito a cinco gerações e, quase 25 anos depois, ressurge como híbrido e com um formato que faz lembrar o do Nissan Z.
O novo Prelude foi mostrado pela marca no Goodwood Festival of Speed (onde também vimos, entre outros, o novo Polestar) e deve chegar ao mercado em 2025. Sobre os motores, ainda não foram dadas informações oficiais, mas há rumores que dão conta de um motor a gasolina de dois litros em ciclo Atkinson e dois motores eléctricos.
Já antes de ter aparecido em Goodwood, o Prelude tinha sido revelado, em versão protótipo, no Salão de Mobilidade do Japão 2023. Segundo a marca, foi criado para «proporcionar o equilíbrio perfeito entre um prazer de condução emocionante e uma eficiência extraordinária».
Sobre a disponibilidade deste modelo no mercado europeu, a Honda não aponta uma data no comunicado oficial em que anuncia esta disponibilidade. Porém, há fontes que apontam para 2025 e outras para 2026, não sendo possível, assim, ter uma certeza mais sólida sobre a chegada do Prelude ao Velho Continente.