O Arroz Marajoara, a Emperiquitadinha e a Jardineira Veggie estão entre as novidades de Verão da carta deste restaurante que tem uma esplanada numa mata, com vista para o mar.
As novidades do Palaphita têm sempre a mesma inspiração: a selva amazónica. A chef Natacha Fink faz sempre questão de reforçar este ADN exótico nas cartas que cria para este restaurante, que abriu na Casa da Guia (Cascais) há quase dois anos.
Para este Verão, os destaques são três «novas sanduíches frias» e pratos que vão «refrescar pela maneira como se usam as ervas da horta do Palaphita», garante a chef. Natacha Fink escolhe o Arroz Marajoara (camarão, pimenta Sichuan e cachaça de jambu, uma erva que dá «formigamento na boca») com um dos pratos principais.
À nova carta chegam ainda a Rosita («flores de rosbife de lombo do Pala com salada de batata levemente picante»), a Caldeirada do Mar («caldeirada à brasileira de peixe e frutos do mar com pirão escaldado, farofa de alho e arroz») e a Jardineira Veggie (tofu sobre um puff de mandioca grelhada e azeite trufado»).
Nas entradas, estão a Emperiquitadinha (uma versão da Empiriquitada, que se estreou na carta de Primavera desta ano, agora com um «mix de folhas, salada de grãos sobre húmus de beterraba com vinagrete de laranja do Algarve»), a Burrata de Verão e a Salada do Pala (tomate, cogumelos, frutos cítricos).
Finalmente, as três sandes destacadas por Natacha Fink são a Do Pasto («rosbife de lombo, folhas da horta, vinagrete do Pala e maionese de castanha com jambu»), a Do Mar («pipoca de camarão com coleslaw, folhas da horta e picles de cebola roxa com açaí») e a Da Horta («burratina, tomate, pesto de manjericão e húmus verde no pão tostado»).