A carne Argentina tem uma nova casa no Estoril, inspirada pelos cafés de Buenos Aires de 1920

No menu do Aires estão pratos de «tradição andina gaúcha e patagónica» cozinhados num forno de barro; entre os destaques, estão as Costeletas Patagónicas de Dupla Cozedura em Malbec.

©Aires | Carne
©Aires

O nome vem directamente da capital deste país da América do Sul e o menu conta com pratos que fogem ao tradicional Asado argentino. O Aires promete as «melhores carnes confeccionadas num forno Josper».

Nos cafés de Buenos Aires da década de 1920, havia tango como música ambiente e dançava-se; os espaços tinham chão em xadrez e uma arquitectura colonial – é este ambiente que o Aires tenta recriar no Monte do Estoril.

Este restaurante argentino abriu pela mão de «investidores argentinos, apaixonados por Portugal» que «decidiram partilhar com os portugueses o melhor da gastronomia e da cultura da Argentina». O resultado é o Aires, um espaço que recupera a tradição deste país sul-americano num «ambiente sofisticado e descontraído».

©Aires | Sala
©Aires

Com a chef argentina Marianela Ramadan na cozinha, o Aires tem uma carta que «vai além do tradicional Asado». Aqui, há pratos de «tradição andina [cordilheira dos Andes], gaúcha e patagónica» cozinhados num forno de barro; entre os destaques, estão os de autor, como as Costeletas Patagónicas de Dupla Cozedura em Malbec, a Milanesa Aires, a Humita Aires ou a Gran Ensalada Andina.

Nas entradas, o Aires tem Duo de Empanadas Salteñas (na foto, em baixo), Provoleta Clasica, Medallones de Morcilla ou o Caramelo de Tamal Andino. Seguem-se os clássicos cortes de carne argentina, grelhados no forno Josper, a carvão: Lomo de Novillo, Ojo de Bife Selección Especial ou o Bife de Chorizo Premium.

Nas sobremesas, o Aires promete o «melhor da doçaria argentina», com propostas como Chocotorta, Panqueques de Dulce de Leche, Triologia de Dulce de Leche ou o Volcan Aires, um «vulcão de chocolate negro com coração de chocolate branco e gelado».

©Aires | Empanadas
©Aires

Como seria de esperar, há vinhos argentinos, de várias castas – «Malbec, Bonarda, Cabernet Sauvignon, Syrah» – e de regiões do Norte – «Jujuy, Salta, Tucumán e Catamarca, La Rioja, San Juan e Mendoza» – além de cocktails com erva-mate.

O Aires está aberto às Quartas e Quintas-feiras para jantares. Às Sextas, Sábados e Domingos, o restaurante também serve almoços; as reservas podem ser feitas pelo 934 453 242

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].