No mês dos Santos Populares, há uma nova criação gastronómica que desafia a deixar de lado as clássicas bifanas e as sardinhas no pão.
É uma criação da Lusiaves e vai andar por Lisboa até 23 de Junho. Para promover esta sandes, a marca criou a Rota da Bifranga (uma espécie de Rota de Tapas), que vai passar por «setenta estabelecimentos» da capital.
No “mapa” estão, por exemplo, as churrasqueiras «Chickinho, as pastelarias Baloiço, a Fome de Leão, o Alfama Cellar e o Bar da Piscina em Alfama». Cada parceiro vai oferecer a Bifranga com uma preparação diferente. A lista completa de estabelecimentos aderentes está aqui.
Por exemplo, o Chickinho (de onde tivemos a oportunidade de provar a Bifranga) faz uma versão com cebola pickle, salsa e mostarda; à “receita” junta-se ainda um molho de «ervas aromáticas, pimentão fumado e flor de sal».
Contudo, também será possível provar a Bifranga com molho à moda do Porto; com molho barbecue; apenas grelhadas com especiarias e sal, mais simples; estufadas e picantes, com malaguetas; e até mesmo com um molho feito com laranja.
O preço de cada Bifranga ronda os 3,50 euros (depende do local onde a pedimos) e, se juntarmos uma bebida para fazer um menu, passa a 5 euros.