Os dois meses de pausa do restaurante Mira Mira chegaram ao fim: começou uma nova temporada com «testes a sabores portugueses», idealizada por Ricardo Costa.
Foi na Primavera de 2023 que Ricardo Costa assumiu um novo projecto em Gaia, onde o objetivo foi adoptar uma «visão mais descontraída sobre o fine dining». O Mira Mira fica no WOW e tornou-se o novo projecto de “testes” do chef do The Yeatman.
O restaurante esteve parado durante dois meses e, agora, reabre com um menu de degustação chamado ‘Colheita’, de oito pratos, mas que pode ser “configurado” com apenas quatro (a que se juntam a opção à carta). Aqui, o chef «testa sabores portugueses» e faz do País o seu tubo de ensaio.
No Colheita, a refeição começa com quatro aperitivos em «formato finger food», cujos destaque são a «Bola de Berlim com Queijo da Serra e o Vitello Tonnato». Seguem-se o Lírio com Daikon e Pérolas de Pepino; o Mexilhão com Molho Escabeche; e a Santola ao Natural.
Ricardo Costa faz ainda uma raia na grelha com um «toque fumado», couve-flor em várias texturas, pancetta Ibérica e um caldo de cebola com óleo de cebolinho»; neste menu cabem ainda uma Fejoada de Bacalhau e a Carne de Porco à Alentejana. Para sobremesa, o Mira Mira tem Ananás dos Açores e a Pêra Rocha do Oeste.
O menu de degustação com oito pratos custa 150 euros; já o de quatro, fica por 80. A harmonização vínica é paga à parte e custa entre 60 e 150 euros; as reservas podem ser feitas pelo 220 121 270.