‘Humanidade’: este é o tema do Amadora BD 2024, que recebe uma exposição «sensorial e inclusiva» inspirada em Daredevil

No Amadora BD 2024 será possível ver «inúmeras exposições que exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade».

©Marvel | Daredevil Amadora BD
©Marvel

A 35.ª edição deste festival de banda-desenhada foi confirmada para Outubro e não vai escapar a uma das tendências do momento: a comemoração dos cinquenta anos do 25 de Abril.

O Parque da Liberdade (ex-Ski Skate Park), a Bedeteca da Amadora e a Galeria Municipal Artur Bual voltam a receber o Amadora BD, mais uma vez em Outubro: este ano, será entre os dias 17 e 27. O tema será ‘Humanidade’ e, apesar de acontecer meio ano depois do mês de Abril, também vai assinalar o meio-século da Revolução dos Cravos.

Assim, no Amadora BD 2024 será possível ver «inúmeras exposições que exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade». Por falar em exposições, esta edição recebe a sua primeira «sensorial e inclusiva, apresentando os conteúdos expositivos de forma acessível».

©Amadora BD | Cartaz 2024
©Amadora BD

Esta exposição é dedicada a Daredevil (que faz sessenta anos em 2024), o super-herói cego da Marvel, mas que tem os restantes sentidos mais desenvolvidos; a organização diz que, aqui, será possível «explora os sentidos da audição e do tacto, sugerindo aos visitantes uma reflexão sobre a diferença e a inclusão».

Mafalda e Naruto são outras das personagens em destaque na Amadora BD deste ano, que conta ainda com uma exposição individual de Paulo J. Mendes. Este foi o vencedor do prémio ‘Melhor Obra de BD de Autor Português’ deste festival, em 2023, (com Elviro) e é ainda o autor da ilustração original desta 35.ª edição.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].