Amadora BD 2023 vai ser uma grande festa de aniversário: Super-Homem, Tex, Mônica e Garfield estão de parabéns

Além de exposições dedicadas a estas personagens, o Amadora BD 2023 vai receber alguns dos seus principais desenhadores.

©DC
©DC

A edição deste ano do mais antigo festival de banda desenhada nacional vai servir para festejar os aniversários de várias personagens.

A organização do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora – Amadora BD acaba de partilhar os principais destaques da edição de 2023, que acontece durante onze dias, entre 19 e 29 de Outubro. O tema será ‘Clássicos Intemporais’.

Este ano, e como se comemoram aniversários “redondos” de várias personagens de banda desenhada, o Amadora BD vai transformar-se numa verdadeira festa de anos, com várias celebrações: os 85 anos do Super-Homem, os 75 anos de Tex, os 60 anos de Mônica e os 45 anos de Garfield.

O herói da DC criado por Joe Shuster e Jerry Siegel, que em breve vai ter direito a uma nova adaptação ao cinema, tem direito a uma exposição no Núcleo Central do Amadora BD (Ski Skate Park da Amadora), com a presença de «reconhecidos ilustradores internacionais»: Jon Bogdanove, Bob McLeod e Mick Gray.

Garfield é o mais novo aniversariante deste grupo: os seus 45 anos serão comemorados com uma exposição, também no Núcleo Central, com desenhos «originais de Jim Davis», em formato de tiras simples e duplas que «fazem parte da colecção da Galerie du 9ème Art, em Paris» e que, «pela primeira vez» vão ser mostradas em Portugal.

©DR - Tex, Garfiel, Mônica
©DR | Tex, Garfiel, e Mônica são os outros aniversariantes do Amadora BD 2023.

A brasileira Mônica, que faz 60 anos em 2023, também tem direito a uma atenção especial do Amadora BD, com a presença garantida do seu autor, Maurício Sousa e uma exposição no Ski Skate Park. Segundo a organização, vai haver um «espaço interactivo, tiras originais», e as «diversas versões que a personagem ganhou ao longo do tempo».

Finalmente, temos os 75 anos de Tex, uma personagem ligada aos westerns, assinalados com uma exposição na Bedeteca da Amadora e com a presença de «um dos seus maiores desenhadores»: Marco Ghion.

O programa e os destaques do Amadora BD 2023 podem ser vistos com mais detalhes, aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].