Eleven 2004 – 2024: os vinte anos do restaurante de Joachim Koerper têm direito a um menu especial

Este menu fica disponível durante todo o ano de 2024.

©Eleven | Joachim Koerper
©Eleven

Um dos restaurantes que, no princípio dos anos 2000, colocou Lisboa no mapa da alta cozinha, comemora duas décadas com um menu que é uma viagem ao presente ao passado do chef.

O Eleven faz vinte anos em 2004 e Joachim Koerper preparou um menu especial com seis momentos para assinalar a data. Este restaurante, que marcou uma época na capital, chega a 2024 com a mesma estrela Michelin que conquistou no ano de abertura, lembra o chef.

Este aniversário vai ser comemorado com vários momentos de «celebração gastronómica» ao longo do ano: o primeiro é um menu de seis pratos (com dois deles com alternativas) que lembra «alguns momentos importantes da carreira de Joachim Koerper.

O menu, que se chama ’20 Anos’, começa com uma amuse bouche e segue para um Atum em Duas Texturas com Caviar de Limão e Vinagrete de Escabeche. Depois, há duas escolhas a fazer: a primeira é entre Foie Gras com Enguia, Ananás dos Açores; e Pimenta Rosa ou Creme de Crustáceos com Trufa Preta e o seu Brioche.

©Eleven | 20 Anos
©Eleven | O Foie Gras com Enguia, Ananás dos Açores é dos partos opcionais deste menu.

A segunda, faz balançar entre Bacalhau “Iceland” com Bivalves e Algas; e um parto a que o chef chamou ‘O Meu Dia no Mercado de Singapura’: Leitão Lacado, Fried Rice, Manga e Camarão. A sobremesa é um Soufflé de Maracujá com Gelado de Banana e Noz Moscada.

Este menu fica disponível durante todo o ano de 2024 e custa 159 euros por pessoa; o suplemento de vinhos fica por mais 79 euros. Para reservas pode usar o número 213 862 211.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].