Seis meses depois de Crime no Cinema, Michel Simeão e o Teatro Reflexo estão de volta com um novo espectáculo de terror imersivo, que promete uma experiência «sem precedentes».
«Em 2020, durante a pandemia, um grupo de adoradores do diabo ocupou um edifício isolado onde se encontram até aos dias de hoje. O convite para criar esta comunidade partiu de Helena, figura central de um culto satânico difundido nas redes sociais».
Este é o ponto de partida para A Seita, a próxima experiência de teatro imersivo criada por Michel Simeão (Teatro Reflexo e Projecto Casa Assombrada), que toma conta da Escola Agrícola D. Dinis, na Paiã (Pontinha, Lisboa).
«A Seita estreia um novo formato de terror psicológico, intrigante e profundo, que promete despertar os demónios que habitam no nosso íntimo. O verdadeiro inferno, evocado numa experiência inquietante que desafia os limites emocionais e psicológicos do público» promete Michel Simeão.
Aqui, e como tem sido habitual nas experiências imersivas deste colectivo, o conceito passa pela interacção com as personagens, que conversam também entre si. Contudo, e ao contrário do que tem acontecido, vamos poder andar livremente pelos espaços onde decorre a acção – oito, ao todo.
«O público pode deslocar-se livremente entre os diferentes cenários e seguir as personagens que quiser, mergulhando no espaço de cena. Trata-se de uma experiência completa, indicada para espectadores mais participativos que ambicionem fazer parte da narrativa, assim como para os mais reservados que prefiram testemunhar o terror em primeira mão sem participarem na ação. Cabe a cada um escolher até onde quer ir e se quer responder ao desafio», explica Michel Simeão.
Do elenco, fazem parte actores que tem participado noutras criações de Michel Simeão: Francisco Beatriz, Marco Augusto, Marta Neto, Maria Camões e Rita Ruaz (Crime no Cinema); Margarida Moreira (Corredor Horror); Miguel Mateus (A Gala, Internato); Mónica Pedroto e Ricardo Denzel.
A Seita estreia no dia 10 de Maio e tem sessões apenas à Sexta e ao Sábado, em três horários 20, 21:30 e 23 horas; a duração é de setenta minutos e os bilhetes custam 23 euros.