Oppenheimer é o grande vencedor dos Óscares 2024; Poor Things esteve perto e Barbie voltou a desiludir

Cillian Murphy e Robert Downey Jr. ganharam o seu primeiro Óscar. Christopher Nolan recebeu ainda a sua primeira estatueta dourada para 'Melhor Realizador'.

©AMPAS - Christopher Nolan Oscares 2024
©AMPAS

O filme de Christopher Nolan confirmou a tendência dos Golden Globes e dos BAFTA e voltou a dominar: ganhou sete Óscares, entre estes os das categorias principais.

‘Melhor Filme’, ‘Melhor Realização’, ‘Melhor Actor Principal’, Melhor Actor Secundário’, ‘Melhor Banda Sonora’, ‘Melhor Fotografia’ e ‘Melhor Edição’ – Oppenheimer foi o grande vencedor da edição de 2024 dos Óscares, o que, aliás, era o mais provável, tendo em conta os prémios que o filme já tinha ganho.

Oppenheimer começou por arrecadar cinco Golden Globes, no princípio de Janeiro, e, em Fevereiro, conquistou sete BAFTA – agora, repete este número nos prémios de cinema da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA. Cillian Murphy e Robert Downey Jr. ganharam o seu primeiro Óscar. Christopher Nolan (na foto) recebeu ainda a sua primeira estatueta dourada para ‘Melhor Realizador’.

Poor Things, o filme do grego Yorgos Lanthimos que teve uma participação de Carminho, e mostrou uma Lisboa fantasiosa, foi o segundo filme mais premiado da noite dos Óscares: ganhou quatro, nas categorias de ‘Melhor Actriz’ (Emma Stone foi distinguida pela segunda vez), ‘Melhor Guarda-Roupa’, ‘Melhor Direcção de Arte’ e ‘Melhor Caracterização’.

Quem voltou a falhar em toda a linha foi Barbie, que também confirmou a tendência de sair das cerimónias de entrega de prémios sem conquistas nas categorias principais. Contudo, o filme de Greta Gerwig voltou a ganhar a ‘Melhor Música’ (‘What Was I Made For?’, Billie Eilish e Finneas), como tinha acontecido nos Golden Globes – este foi o único Óscar da noite para o filme sobre a boneca da Mattel.

Nos restantes Óscares, destaque para as vitórias de 20 Dias em Mariupol (‘Melhor Documentário’), Godzilla Minus One (‘Melhores Efeitos Visuais’), Zona de Interesse (‘Melhor Filme Internacional’), Anatomia de Uma Queda (‘Melhor Argumento Original’), Da’Vine Joy Randolph (‘Melhor Actriz Secundária’) e The Boy and the Heron (‘Melhor Filme Animado’). A lista completa pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].