A edição de 2024 dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto começa a 24 de Março com um concerto comentado e só acaba em Novembro, com o Bolero de Ravel.
O Coliseu do Porto prepara-se para receber mais uma temporada dos Concertos Promenade, cuja principal característica é o facto de os espectáculos serem «comentados para famílias». Ao todo, são seis concertos, sempre aos Domingos, pelas 11 horas.
Para fazer os comentários e «contar ao público todas as curiosidades sobre as obras musicais», estará presente o musicólogo Jorge Castro Ribeiro. Esta edição começa já no dia 24 com Até ao Mar, dos Pulsat Percussion Group, um concerto que serve de banda sonora para o filme infantil Paddle to the Sea, sobre ecologia e Natureza.
Quase um mês depois, chegam as Canções da Liberdade: a 28 de Abril, o Coliseu do Porto recebe a Orquestra de Jazz de Espinho, numa comemoração dos cinquenta anos do 25 de Abril. No alinhamento, do concerto Canções da Liberdade estão músicas de José Afonso, Sérgio Godinho e Nina Simone, cantadas pela dupla Marta Ren e JP Simões.
A terminar a primeira parte dos Concertos Promenade, a Orquestra Sinfónica Artave toca Romeu e Julieta, de Tchaikovsky – será a 26 de Maio. Depois, há uma pausa de Verão e o regresso está marcado para 15 de Setembro, com Americano em Paris (de George Gershwin), pela Orquestra Sinfónica Ensemble.
Um dos grandes momentos da edição deste ano acontece a 13 de Outubro, com uma ‘carta branca’ à Garota Não, onde Cátia Oliveira vai cantar alguns dos seus temas mais conhecidos, assim como «dar a conhecer as obras clássicas de que mais gosta, tocadas pela Orquestra Clássica de Espinho».
Os Concertos Promenado 2024 fecham a 24 de Novembro com uma actuação da Orquestra Clássica da ESMAE, que irá tocar o O Bolero, de Maurice Ravel. Os bilhetes estão à venda na TicketLine, com preços entre 12 e 14 euros.