A Rua de Santa Marta, em Lisboa, viu nascer um novo restaurante cujo menu é uma «ode à tradição culinária portuguesa, com um toque de modernidade e criatividade».
Na cozinha não há um «chef específico» e «não existem hierarquias. Na sala, temos uma «atmosfera acolhedora e sofisticada», com um «design peculiar»; a esplanada tem uma «árvore central e uma variedade de plantas exuberantes». No menu estão «pratos tradicionais a criações inovadoras».
Este é o “bilhete de identidade” do Descalabro, um dos mais recentes restaurantes a abrir em Lisboa, criado por Jorge e Bernardo Santos, pai e filho, com um objectivo: «Queremos agitar o panorama gastronómico de Lisboa» e proporcionar uma «experiência culinária única».
No menu, que não é muito extenso (cinco petiscos, seis pratos principais e três sobremesas, fora a entradas queijo, pão e manteiga, entre outros) cada prato «reflecte o talento e a dedicação da equipa», dizem os criadores do projecto.
A carta do Descalabro começa a sério com ‘Nos Entretantos’, com alguns petiscos: Trouxinha de Rabo de Boi, Carpaccio de Camarão Ajillo com Pinhões e um inusitado Polvo com Espuma de Chouriço. Segue-se ‘O Principal’, onde estão os pratos mais substanciais do restaurante: Arroz Malandrinho de Bacalhau com Camarão, Skirt Steak de Vitela Maronesa DOP e Tamboril com Arroz Verde são algumas as opções.
Para terminar há duas sobremesas que com topping de cereais que vemos mais em pequenos-almoços: Mousse de Chocolate com Mel de Framboesa, Crocante de Amendoim e Chocapic; e Pudim Abade Priscos com Caramelo Salgado e Crocante de Corn Flakes (na foto de destaque).
Além dos pedidos à la carte (o menu completo está aqui), o Descalabro tem um «menu de almoço rotativo» por dezoito euros: entrada ou sobremesa, prato principal, bebida e café. O Descalabro fica no número 45 da Rua de Santa Marta, mesmo ao pé do hospital; as reservas podem ser feitas pelo 926 402 165.