Este livro vai ensinar a fazer receitas típicas com algas apanhadas na costa portuguesa

Rissóis de Camarão com Alga Wakame, Pastéis de Chaves com Chorão do Mar e Açorda de Bacalhau com Alga Kombu são algumas das receitas que estão neste livro.

©Food Design Lab Lisboa / ESHTE
©Food Design Lab Lisboa

Os alunos da Licenciatura em Produção Alimentar em Restauração, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, criaram um e-book que dá um twist à culinária tradicional.

‘Algas à Portuguesa’ – este é o nome de um livro (em versão digital e gratuito) que compila receitas com algas criadas por vários alunos da Licenciatura em Produção Alimentar em Restauração, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE).

A coordenação é dos professores Gilberto Costa e Miguel Brito, sendo que o livro foi criado no âmbito do mestrado em Inovação em Artes e Ciências Culinárias da mesma escola.

Ao longo de 75 páginas, são reunidas cerca de trinta receitas típicas portuguesas «reinventadas com algas da costa» nacional. Wakame, hijiki, alface-do-mar, chorão do mar, kombu e esparguete do mar estão entre os ingredientes que substituem os vegetais tradicionais.

©ESHTE | Algas à Portuguesa
©ESHTE | O livro Algas à Portuguesa reúne trinta receitas e tem download gratuito.

Estas receitas estão divididas por ‘Entradas’, ‘Pratos Principais’ e Sobremesas’, com a indicação da região de origem. Aqui estão, por exemplo, Rissóis de Camarão com Alga Wakame, Pastéis de Chaves com Chorão do Mar, Açorda de Bacalhau com Alga Kombu, Farófias com Alga Wakame e Pudim Abade com Algas Aromáticas.

Na parte final estão ainda experiências culinárias deitas com algas pelos alunos do mestrado de Inovação em Artes e Ciências Culinárias da ESHTE. Uma delas é a Camuflagem dos Octopodiformes (na foto de destaque), que junta polvo, gel de algas, cuscuz transmontano de couve-flor, pinhão
e dashi de tinta de choco. A autoria é de Diogo Freitas e Patrícia Silva.

O livro, que será apresentado, de forma oficial, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (no dia 1 de Março) pode ser descarregado de forma gratuita a partir do repositório público da ESHTE.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].